Quinta, 13 de Novembro de 2025 22:17
75 98160-8722
Bahia Cultura para idosos

Projeto “Com Leitura e Com Afeto” quer dar visibilidade aos idosos cachoeiranos

Camila Austregésilo explica importância do projeto para os idosos, população que para ela é pouco vista e acolhida.

23/11/2021 09h31
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Projeto “Com Leitura e Com Afeto” quer dar visibilidade aos idosos cachoeiranos

Camila Austregésilo falou sobre o projeto “Com Leitura e Com Afeto”, da cidade de Cachoeira. O projeto, que acontecerá sempre às quintas-feiras na Biblioteca Municipal Ernesto Simões Filho, tem o objetivo de promover uma tarde de lazer com muita leitura e trocas de experiências de vida para os idosos cachoeiranos.

Na primeira semana, o projeto contou com a presença de Camila, como mediadora da leitura, do presidente do Conselho Municipal do Idoso de Cachoeira e gerontólogo Leonardo Miranda, da psicóloga especializada em saúde mental do idoso Fernanda Benitez, do coordenador da Biblioteca Municipal Marcelo Souza e da estudante de História e assessora de produção Izabele Alcântara, além do público-alvo, os idosos. Todos que tem a partir dos 60 anos estão convidados para participar do projeto.

O trabalho é feito com uma seleção de livros da região do Recôncavo Baiano. “Esse é um trabalho que tem uma perspectiva de não somente ajudar os idosos como também de mostrar a identidade a partir da literatura produzida aqui mesmo, aproximando-os desses autores”, disse.

Segundo Camila, o projeto surgiu de uma ideia de que a população idosa é pouco vista e acolhida. “Pensamos em fazer um trabalho direcionado para esse público de forma que ampliássemos os afetos envolvendo essas pessoas tão importantes, que guardam tanta sabedoria e tem tantas historias boas para contar”, afirmou.

Camila disse que pensou que, através de um encontro de leitura, ajudaria trazer à tona emoções e sentimentos do público idoso e que eles possam falar também sobre eles. “É o que chamamos de escuta ativa. É feita uma roda de leitura e a partir dela é dada a palavra para que eles possam comentar, dizer o que sentiram, com quais personagens se identificaram, quais lembranças e memórias vieram a tona a partir dessa história contada, dando espaço para que eles possam falar”, completou.

O projeto quer ainda fazer um registro desses relatos e narrativas e transformar a biblioteca em um lugar vivo e de acolhimento. Ao final de um ano, a expectativa é a de criar um livro e um audiolivro dos relatos que serão colhidos dos idosos. Isso assim que se conseguir captar recursos com parcerias. “Quero agradecer a Prefeitura de Cachoeira, a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Municipal Ernesto Simões Filho, a Portuária Ateliê Editorial, a Pousada Pai Tomás e a Orquestra Reggae Cachoeira pela parceria e apoio”, disse.

A próxima roda acontecerá na próxima quinta (25), às 15h30, na Biblioteca Municipal e contará com a presença da poetisa Iza Lobo. “Queremos tirar os idosos da ociosidade e fazer com que eles reconheçam que tem um potencial de comunicação, de afetos, de carinho, de sabedoria, que podem ser repassados e fazer com que eles aumentem a sua autoestima, valorizando a sua potência. Quando os acolhemos acabamos percebendo que eles são pessoas muito importantes para a nossa história”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.