Terça, 30 de Dezembro de 2025 08:12
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

Guarda Municipal de Cachoeira teve papel fundamental em acidente que ocorreu na Pedra do Cavalo

O comandante da Guarda Municipal de Cachoeira, Marcus Balbino, falou que impediu que veículos grandes adentrassem dentro da cidade em um local de ladeira evitando acidentes.

10/11/2021 10h40 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O comandante da Guarda Municipal de Cachoeira, Marcus Balbino, falou sobre o acidente entre nove veículos que aconteceu na última sexta-feira (5) e deixou dois mortos e feridos na BR-101, na altura da barragem de Pedra do Cavalo, no recôncavo baiano. Uma pessoa morreu no local. A outra foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima que morreu no local era ex-motorista do SAMU de Cruz das Almas. Wesley Xavier, de 38 anos, teve um atraso na liberação do seu corpo, o que atrasou as homenagens a ele e teve que ser sepultado a noite.

Segundo Marcos, a Guarda Municipal estava numa situação delicada, já que alguns motoristas tentaram cortar caminho por Capoeiruçu. “Há um crescimento dos assaltos no local e estamos fazendo segurança nesses locais tentando levar o melhor para nossa cidade. No acidente, conseguimos fazer o bloqueio dos carros pesados que queriam sair do acidente pegando uma outra rota. Muitos motoristas desconheciam a ladeira”, destacou.

Com dificuldades, o comandante disse que conseguiu evitar que os carros grandes tomassem a cidade. Balbino ressalta que os carros pesados poderiam causar uma tragédia em uma rota de fuga em Capoeiruçu. O local que é uma ladeira. “Pensei logo que deveríamos bloquear, não deixar eles descerem e dar uma outra opção de rota para não impedir o direito de ir e vir das pessoas”, disse.

Efetivo e viaturas

São ao todo 28 guardas municipais em plantões de 24/72 horas. “Temos de seis a oito guardas por plantão e quando precisamos de um efetivo maior, pedimos para que os guardas venham na sua folga ajudar a nossa comunidade e dar um suporte maior”, disse. Balbino disse que a prefeita Eliana Gonzaga está com a ideia de aumentar o efetivo. “Acredito que deve chegar em 40 guardas. É essa a proposta da prefeita Eliana. Ela está tendo um carinho grande com a segurança municipal. Estamos tentando buscar o melhor”.

Em relação a veículos, a Guarda ainda não dispões de nenhum, mas aguarda foi doação de um por parte do Governo Federal que ainda está em análise. É um veículo Ranger com 35 mil/km rodados, carro do Governo Federal. O Governo troca de veículos a cada quatro anos e os que não serão mais utilizados são doados. “Quero agradecer ao pessoal de Salvador, ao nosso amigo e padrinho Samuel Rodrigues, do Grupamento de Operações Especiais (GOE), e ao comandante Marcelo Silva, que nos colocaram numa licitação para doação de veículos do Governo Estadual e Federal, no qual nossa cidade foi agraciada”, disse.

Papel da GM

A Guarda desempenha diversos papéis. São rondas periódicas ostensivas e preventivas, cuidando do patrimônio público. Existe ainda uma parceria com a Polícia Militar. “Desde que chegamos a PM nos abraçou. Agradecemos a ajuda. Temos parceria ainda com o Corpo de Bombeiros, com a Polícia Civil, com a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal de Salvador, com quem queremos assinar um termo de cooperação técnica”, disse.

Distritos e localidades

Questionado sobre se a Guarda também tem um trabalho voltado para os distritos e localidades, o comandante afirmou que sim. Segundo Balbino, eles sempre pedem a presença da Guarda, que é concedida. “Eu faço questão de ir porque o município tem que estar nessas locais para que o povo da zona rural se sinta protegido. Mas infelizmente não podemos estar todos os dias. Sempre mesclamos os dias”, falou.

Formação

Balbino disse que sempre faz intercâmbios de conhecimento com outras Guardas da Bahia. “A nossa próxima troca de conhecimento é com a Guarda de Amargosa”.

No termo de cooperação técnica com Salvador, a Guarda de Cachoeira fará um curso de três meses e meio, com carga horária de 476 horas, respeitando a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). “Ainda não sabemos quando será o curso já que Salvador está fazendo a estrutura com professores credenciados a Polícia Federal. Só podemos tomar cursos com uma Guarda formando outras Guardas. Como Salvador é referência, junto com Amargosa, vamos tomar o curso com eles”.

Apenas alguns guardas estão armados. “Já fizemos a nossa funcional que está sendo elaborada com muito cuidado e atenção. Ela já está sendo enviada para a Polícia Federal. Temos que estar na legalidade”. Futuramente, a Guarda pretende que todos estejam armados.  

Número 153

O comandante afirmou ainda que pretende implantar o número 153 para ajudar a comunidade. Nesse número, as pessoas poderão falar exclusivamente com a Guarda Municipal. "Quando isso acontecer, vamos avisar a todos que o número já estará disponível.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.