Sábado, 07 de Setembro de 2024 23:11
75 9 9702 9169
Outubro Rosa Novembro Azul

Urologista diz que amputação do pênis não causa impotência

O câncer de pênis é tumor raro e atinge apenas 2% dos homens.

09/11/2021 13h05
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Luiz Santos
Foto: Luiz Santos

Associado a má higiene íntima, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a fimose podem causar o câncer de pênis. Este câncer é um tumor raro que atinge apenas 2% dos homens. Com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, esse tipo de tumor é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Conforme o médico Urologista, Luciano Vital, muitas vezes o homem lava o pênis por fora e não lava por dentro o que acaba juntando o esmegma, que é o sebo no pênis. Esmegma é uma substância branca e pastosa que se encontra entre a glande e o prepúcio do homem e no clitóris e pequenos lábios da mulher. Essa substância é altamente cancerígena. “À medida que as condições higiênicas foram melhorando, ao longo dos anos, a incidência de câncer de pênis, diminuiu muito”, explica. 

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.  “A amputação do pênis não causa impotência. O problema é parte que foi retirada. Existem casos que é necessário a retirada completa. Se ficar algum pedaço o homem pode ter uma vida sexualmente ativa. A prótese peniana é para quem tem dificuldade de ereção. Em certas cirurgias de câncer ou casos de quimioterapia, é necessário a prótese, pois esses causam a impotência”, relata Luciano Vital. 

Para concluir, o urologista, esclareceu que as cirurgias para  alongamento peniano são uma farsa. “O alongamento peniano, é considerado pelo Conselho de Medicina um charlatanismo. Não existe cirurgia para isso. Alguns hospitais fazem, mas os resultados não são interessantes”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.