Procedimentos diversos, prazos para a aplicação de verba e prestação de contas. Estes são os principais tópicos da formação que reuniu nesta quarta-feira, 27, dirigentes das escolas municipais beneficiadas com recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento aconteceu no auditório do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim.
Durante a capacitação, a equipe da Secretaria de Educação deu orientações para aplicação dos recursos de vários programas, entre os quais, o Educação Conectada, Sala de recursos, Educação e Família e Brasil na Escola.
Também foram discutidos os procedimentos que dizem respeito aos programas já em extinção, mas que ainda têm recursos disponíveis, como o Atleta da Escola, Mais Alfabetização e Mais Educação. Em Feira de Santana, cerca de 160 escolas foram contempladas pelos programas.
Investimento e melhorias
Através dos incentivos oriundos do FNDE, as escolas podem investir, por exemplo, em aparatos tecnológicos, ampliação da organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, destinado aos estudantes com deficiência. Também é possível realizar inovações e por em prática estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes, entre outras medidas.
Cada programa tem uma legislação própria e especificidades para serem observadas. As atividades são coordenadas por servidores de carreira da Seduc, que integram um comitê coordenado pela professora Rejane Brito Barbosa.
A secretária de Educação, professora Anaci Paim, destacou que “a gestão eficaz dos programas potencializa o processo de aprendizagem, implicando diretamente em melhorias para a vida escolar dos estudantes. Por isso, incentivamos e respaldamos a autonomia escolar”.
Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão, Lídia Cristina Almeida, saber utilizar essas verbas de forma correta é muito importante. Ela ressalta que diversas dúvidas foram esclarecidas.
“Tivemos a certeza de que quando a gestão escolar executa os projetos da maneira correta, do planejamento à prestação de contas, continuamos a receber os recursos. Com isso, o município é contemplado mais vezes e toda a educação ganha. Esses elementos são fundamentais para uma gestão eficiente”, defende Lídia.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



