Cooperação tecnológica e comercial entre Portugal e a Bahia para divulgação das oportunidades de negócios e atração de jovens investidores portugueses para o estado. Este é o objetivo do acordo firmado nesta segunda-feira (25), em Lisboa, entre a comitiva do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e representantes do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal. Na sequência, outra cooperação, desta vez com a Secretaria do Turismo, ligada ao Ministério da Economia português, vai viabilizar troca de experiências no Turismo, Hotelaria e Mercado Imobiliário, além de intercâmbio acadêmico de ensino, pesquisa e inovação entre as universidades portuguesas e baianas.
Ainda nesta segunda-feira, as oportunidades de investimento no estado da Bahia foram apresentadas para membros da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV). “O estreitamento da relação da Bahia com Portugal será muito bom para ambas as partes. Tivemos um excelente encontro com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, onde encaminhamos um acordo de cooperação que pode contribuir muito tanto com os nossos interesses, que tratam-se da atração de investimentos para o nosso estado e da transferência de tecnologia, como com o interesse dos empresários portugueses em aproveitar as oportunidades de negócios na Bahia”, avaliou o vice-governador João Leão.
De acordo com Leão, representantes do ministério português irão visitar a Bahia, em data a ser definida até o final deste ano, para conhecer de perto o potencial do estado, oportunidade em que irão assinar um memorando de entendimento junto ao governo baiano.
Os membros da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) discutiram com os representantes do governo baiano a ampliação das relações comerciais com a Bahia e o Brasil. A ACIBEV reúne, entre associados, 90 empresas comerciais representativas de uma parte significativa do volume de negócios do setor, dentre os quais, a maioria das empresas nacionais que operam em Portugal e várias empresas líderes na produção de vinhos das diversas regiões demarcadas.
O secretário da Agricultura da Bahia, João Oliveira, avaliou com otimismo a agenda. “Dia muito produtivo para a missão da Bahia em Portugal. Defendemos, em exposições sequenciadas, o potencial de expansão de nosso estado em diversos segmentos da atividade rural. Começamos pela Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal; seguimos para a reunião no Ministério da Agricultura, onde fiz uma breve explanação da vocação agrícola e oportunidades dos 417 municípios baianos, desde o Cerrado, com a produção de grãos, passando pela Chapada Diamantina, até chegar ao Sul da Bahia, quando tratamos da importância do cacau, da preservação ambiental e das oportunidades com o chocolate”.
O presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles, destacou a importância da relação com Portugal para o segmento baiano da vinicultura. “Um dos pilares do desenvolvimento de uma cadeia produtiva é a ampliação de relações comerciais com outros países. Portugal, como um país irmão, mostrou ter as condições ideais para estreitar essa parceria com os produtores de vinhos baianos”.
Turismo
A comitiva baiana também participou nesta segunda-feira de uma importante audiência com a secretária de Turismo de Portugal, Rita Marques, no Ministério da Economia, em Lisboa. Na ocasião, um acordo de cooperação foi encaminhado para troca de conhecimento e experiências nas áreas de Turismo, Hotelaria e Mercado Imobiliário, além de intercâmbio acadêmico de ensino, pesquisa, extensão e inovação entre as universidades portuguesas e baianas.
“A Bahia foi convidada para a maior feira de Portugal de negócios no turismo, em março de 2022, onde poderemos apresentar oportunidades no estado para investidores europeus. Conversamos também sobre o protocolo de cooperação técnica, pedagógica e científica, firmado em 2019, entre o governo baiano, por meio da Setur-BA, a Uneb e o governo português, que foi prejudicado pela pandemia. Vamos retomar rapidamente essa cooperação”, declarou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.
Ainda nesta segunda-feira, o destino Bahia e suas 13 zonas, principais atrativos e investimentos do Governo do Estado foram apresentados pelo secretário Maurício Bacelar para agências e operadoras de turismo portuguesas no workshop Bahia, Terra da Felicidade. À noite (horário de Portugal), os representantes do Governo do Estado tiveram reunião com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, sobre o polo têxtil do Oeste da Bahia e um encontro com representantes do Governo Português e autoridades locais, no Hotel Vila Galé Passos dos Arcos.
Fake News Prefeitura de Cachoeira desmente boatos sobre suposta invasão de bandidos em Capoeiruçu
Segurança Pública “Não podemos deixar que as facções tentem subjugar o Estado”, dispara Werner sobre letalidade policial na Bahia
Operação da PF Fraude na Caixa: PF deflagra operação contra esquema de R$ 20 milhões na Bahia
Ajuda ao consumidor Preço da Hora Bahia agora ajuda consumidor a ser avisado quando cai o preço do produto desejado
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado



