Terça, 02 de Dezembro de 2025 21:39
75 98160-8722
Feira de Santana Passageiros em pé

Câmara derruba veto de Colbert e secretário Saulo Figueiredo alerta para inviabilidade de proibição

Conforme Saulo, proibição de passageiros em pé em ônibus não existe em nenhum lugar do mundo

22/10/2021 10h09 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito Colbert Martins vetou o projeto de lei de autoria do vereador Pedro Cícero (Cidadania), aprovado pela Câmara Municipal, que proíbe que sejam transportados passageiros em pé nos ônibus urbanos do município. Votaram contra o veto os vereadores Jonathas Monteiro, Jurandy Carvalho, Silvio Dias, Pedro Cícero, Eremita Mota, Paulão do Caldeirão, Edvaldo Lima, Luiz da Feira, Ron do Lanche, Lú de Ronny, Ivamberg Lima, Galeguinho SPA e Emerson Minho.

O secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Saulo Figueiredo, afirmou que Isso não existe em lugar nenhum do mundo. “Nem em ônibus, nem em metrô, porque tornaria o transporte público urbano inviável economicamente. Essa proibição aprovada na Câmara vai inviabilizar completamente a operação das empresas de ônibus em Feira de Santana. Não há precedentes do tipo em lugar nenhum do mundo. Na Europa, nos Estados Unidos, ônibus, metrôs e trens circulam passageiros em pé, principalmente nos horários de pico”, afirmou.  

Saulo lembrou ainda que no início deste ano, a prefeitura de São Paulo tentou fazer o mesmo, mas não consegui viabilizar. “E olhe que as empresas de ônibus urbanos da capital paulista recebem um subsídio de R$ 6 bilhões por ano”, salientou. O secretário reclama ainda que o projeto de lei não aponta quantos ônibus teriam que entrar em operação para que não haja o transporte de passageiros em pé, assim como cita o custo da medida e de onde sairia esse recurso.

O secretário alerta ainda que, além de inconstitucional, a aprovação do projeto de lei veio tardia e incompatível com a realidade atual. “Em abril deste ano, quando o projeto foi proposto na Câmara Municipal, cerca de 10% da população estava vacinada, correspondendo a idosos e grupos prioritários", finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.