Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizer que o Brasil não precisava da vacina russa Sputnik V e da indiana Covaxin, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) suspendeu o envio dos imunizantes ao Consórcio Nordeste.
O lote com 1,1 milhão de doses estava previsto para chegar ao Brasil nesta quarta-feira, 28. Após a decisão do RDIF, governadores do Nordeste convocaram reunião com o Ministério da Saúde para esta quarta.
Segundo o jornal O Globo, o Fundo Russo teme que o governo federal atue para atrapalhar os trâmites da autorização da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
As doses seriam recebidas e utilizadas no Brasil através do mecanismo importação excepcional e temporária, que permitiria a aplicação dos imunizantes em 1% da população de cada estado do Nordeste.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado