Boca de Forno News
Os esforços de empreendedores negros nos bancos das universidades não estão sendo recompensados com ganhos financeiros em seus negócios. Um levantamento recente conduzido pelo Movimento Black Money aponta que mais de 60% dos empreendedores negros têm ensino superior, porém, apenas 16% alcançam renda familiar superior a seis salários mínimos.
A pesquisa, realizada em parceria com a aceleradora Inventivos e a empresa de tecnologia RD Station, mostra a face do racismo estrutural que impede que empreendedores negros acessem um patamar superior de renda mesmo quando os quesitos educacionais pedidos pelo mercado são cumpridos.
A pesquisa também aponta que mais da metade dos empreendimentos liderados por pessoas negras são de venda de produtos e serviços para pessoas físicas, o que revela a dificuldade de os empreendedores negros entrarem na planilha de fornecedores das grandes companhias. Apenas 11% dos empreendimentos fundados por negros vendem produtos para outras empresas.
"Isso prevalece na sociedade negra pela forma a qual nossa sociedade é organizada. Isso tem haver com a nossa herança escravocata (...) o racismo é determinante na nossa sociedade para definir que terá acessos aos melhores cargos no mercado de trabalho. O homem branco sempre vai ser encontrado em posições de destaque em sua maioria", diz o professor doutorando em história, Zaqueu Silva, entrevistado pela reportagem do Boca de Forno News.
Informações do radialista Luiz Santos
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas