Segunda, 21 de Junho de 2021 16:09
75 9 9842 0146
Bahia Cachoeira

Cachoeira inicia comemorações em memória das lutas pela independência do Brasil

A prefeita Eliana Gonzaga, e a sua vice Cristina participaram do ato

02/06/2021 18h27
20
Por: Gabriel Dallas
Cachoeira inicia comemorações em memória das lutas pela independência do Brasil

Na terça-feira (1), a Levada dos Mastros Cívicos marcou o início das comemorações cívicas do mês de junho, em memória das lutas pela independência do Brasil, em Cachoeira. Devido à pandemia, o evento aconteceu em novo formato: os participantes saíram em carreata da Praça da Aclamação em direção à Praça do Caquende e em seguida à Ponta da Calçada (Rua da Feira).

Participaram do ato: a prefeita Eliana Gonzaga, a vice Cristina Soares, o presidente da Câmara de Vereadores, secretários e assessores da gestão municipal e da Câmara. Após o ato, a prefeita e a comitiva resgataram a tradição de visitar o Terreiro de Mãe Lira, que também compõe a programação cívica do mês.

O significado dos mastros sendo colocados em dois pontos extremos da cidade (Caquende e Ponta da Calçada) é uma homenagem aos atos de resistência dos revoltosos, que construíram barricadas e lutaram bravamente para defender a localidade das tropas portuguesas que tinham a intenção de sufocar o movimento, tentando penetrar exatamente por estes dois locais, que eram considerados Estradas Reais e as duas principais portas de entrada, via terrestre, da Vila de Cachoeira.

Ameaça à prefeita

A Operação Motriz, deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (2), apreendeu uma pistola de brinquedo e seis celulares.  Os materiais estavam em imóveis, alvos da ação, que apura as denúncias de ameaças contra a prefeita Eliana Gonzaga de Jesus (Republicanos).

Fonte: site Diário da Notícias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.