Um estudo feito na cidade de Serrana, interior de São Paulo, mostra que é preciso vacinar 75% da população contra a covid-19 para controlar a pandemia no Brasil. Os resultados foram divulgados pelo programa Fantástico, da TV Globo.
A cidade foi amplamente vacinada com a CoronaVac, produzida em parceria pelo Instituto Butantan com a SinoVac. O estudo clínico foi feito pelo Butantan e pela USP de Ribeirão Preto. A cidade tem 45 mil habitantes e tinha um alto número de contágios antes da ampla vacinação.
“O resultado mais importante é poder saber que nós conseguiremos controlar a pandemia através da vacinação”, declarou Ricardo Palacios, diretor de pesquisa clínica do Butantan ao Fantástico. “Quando a gente atingir ao redor de 70%, 75% da população vacinada, a gente vai atingir um nível suficiente para vacinar”, afirmou.
“Às vezes, as pessoas começam a ver que está aumentando a vacinação, mas não conseguimos controlar a epidemia. É justamente porque não atingimos um nível suficiente para controlar a pandemia”, explicou Palacios.
A meta do Butantan era vacinar pelo menos 80% da população alvo da cidade. O número incluía os adultos, tirando os que têm comorbidades graves e as gestantes. O número foi ultrapassado: com as duas doses, o Butantan vacinou 95,7% da população alvo.
Em março, a cidade registrou 699 casos de covid-19. Em abril, o número caiu para 251. No mesmo período, as mortes caíram de 20 para 6.
Após o fim da vacinação em Serrana, o número de mortes caiu 95%, enquanto a diminuição de casos sintomáticos foi de 80%.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado