Sexta, 14 de Novembro de 2025 12:39
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

Deputada quer implantação de programa para dar voz as comunidades cachoeiranas

Indicação foi feita ao governador Rui Costa por Fabíola Mansur

20/05/2021 16h29 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: ASCOM
Deputada quer implantação de programa para dar voz as comunidades cachoeiranas

A deputada Fabíola Mansur (PSB) defendeu a implantação do programa Fala Bahia nas comunidades do município de Cachoeira - Santiago do Iguape, Opalma e São Francisco do Paraguaçu - por meio de indicação ao governador Rui Costa, protocolada na Casa Legislativa.

Na matéria, a parlamentar apresentou as comunidades em questão, a exemplo de Opalma, oriunda do Engenho de Acutinga, que teve o nome modificado com a implantação da fábrica de azeite, pela grande influência econômica na região. “Com declínio da fábrica, os moradores dessa comunidade quilombola, que é composta por aproximadamente 3 mil habitantes, voltou a desenvolver suas atividades anteriores de sobrevivência, com a prática da pesca artesanal e da agricultura familiar, o que resulta hoje em uma vulnerabilidade socioeconômica na localidade”, explicou.

Sobre Santiago do Iguape, situada na Bacia do Iguape, Fabíola destacou o fato ser reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como comunidade remanescente de quilombos, com 2,5 mil habitantes, “dividida em vários núcleos familiares que se interligam por laços de parentesco e afinidade”, informou. Já a comunidade de São Francisco do Paraguaçu, formada por aproximadamente 2 mil habitantes, na sua maioria pescadores que sobrevivem da pesca artesanal e da agricultura familiar, abriga o conhecido Convento de Santo Antônio.

“A implantação do Fala Bahia nas referidas localidades, proporcionará uma melhor qualidade de vida aos seus moradores e aos visitantes que buscam conhecer as belezas naturais dos locais”, justificou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.