Desde que relatou ameaças de morte, a prefeita de Cachoeira, no Recôncavo, Eliana Gonzaga, passou a ter um suporte de proteção da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Nesta segunda-feira (19), um oficial da PM esteve com a gestora como parte das ações. Uma nova audiência com o titular da SSP-BA, Ricardo Mandarino, também deve acontecer em breve.
Eliana Gonzaga já fez dois boletins de ocorrência sobre as ameaças. Os casos começaram no final de 2020, logo após ela vencer a eleição municipal. Dois apoiadores, um deles vereador eleito, foram mortos em dezembro e março passado, respectivamente. Gonzaga diz que não sabe de onde partem as ameaças e preferiu não especular sobre nomes.
"Eu não posso atribuir esses casos a ninguém, a nenhuma pessoa ou grupo. A gente só pode falar daquilo que pode provar, e eu prefiro nem saber mesmo. Quero deixar o caso com a polícia e a Justiça", disse ao Bahia Notícias. A gestora conta que uma vez atendeu uma ligação e do outro lado ouviu som de rajada de tiros. Antes de ser eleita - ela é a primeira negra a comandar o Executivo Municipal -, Eliana Gonzaga foi vereadora por dois mandatos.
Ela conta que nunca sofreu qualquer coisa parecida. "Nunca tive problema com ninguém. Tudo isso se deu depois do resultado das eleições. Cheguei a perder em 2016 quando estava em uma chapa como candidata a vice-prefeita, e também nunca aconteceu isso. Cachoeira nunca teve esse cenário político violento", relatou.
Eliana Gonzaga declarou que já recebeu pedidos para renunciar, mas descartou a possiblidade. "Não vou renunciar. O povo não elegeu uma covarde. Nós temos a alma de nossos ancestrais e não vamos renunciar", afirmou.
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Chuva de granizo Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



