O enfrentamento de problemas com a internet, durante a realização das aulas remotas na rede pública municipal de Feira de Santana, foi apontado como um dos impasses para a retomada das aulas durante o período de pandemia do coronavírus. Segundo o diretor do Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE), Arivaldo Vieira de Santana, “enfrentamos um problema com a internet, porque ainda é péssima em nosso país e, por isso, ainda não estamos totalmente preparados”.
A afirmação do diretor foi feita durante discurso em audiência pública virtual organizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, nesta sexta (16), composta pelos vereadores Ivamberg Lima (PT), presidente; Pedro Cícero (Cidadania), vice-presidente; e Jhonatas Monteiro (PSOL), membro. Arivaldo disse que a fibra ótica é deficitária e que, na zona rural, esse déficit é ainda maior. Frisou que há uma grande quantidade de alunos que vivem na zona rural e sofrem com essa questão e que, inclusive, há famílias com três estudantes em casa que sentem dificuldades para assistirem às aulas.
“Buscamos encontrar um caminho para iniciar a retomada das aulas junto com as secretarias de saúde municipal e estadual. Fizemos um trabalho de infraestrutura para poder oferecer a internet necessária para a transmissão das aulas, e também adotamos outras medidas, pois precisamos ter um retorno sólido e preparado”, pontuou.
Informou que é sabido sobre a dificuldade existente entre alguns professores que, assim como os alunos, também sofrem com o acesso à internet, e disse que estão sendo elaborados e realizados cursos para melhor prepará-los para a retomada das aulas virtuais de forma organizada. "As redes estadual e municipal estão unidas para traçar as estratégias de comunicação e acolhimento, dentre outras coisas, para minimizar as dificuldades existentes neste processo de aulas remotas”, disse.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



