Sexta, 18 de Outubro de 2024 05:30
75 9 9702 9169
Geral Quase

Quase 5 milhões de pessoas em 43 países já foram vacinados contra Covid-19

Quase 5 milhões de pessoas em 43 países já foram vacinados contra Covid-19

30/12/2020 09h44 Atualizada há 4 anos
Por:
Quase 5 milhões de pessoas em 43 países já foram vacinados contra Covid-19

Mais de 4,8 milhões de pessoas de 43 países foram vacinadas com doses de imunizantes aprovados para uso emergencial ou definitivo. Esse total é equivalente a pouco mais do tamanho da população do Estado do Amazonas, por exemplo. O Brasil não tem previsão de iniciar seu programa de imunização.

O monitoramento é feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pode ser acompanhado no portal Our World in Data.

Entre os países que já iniciaram seus programas de imunização aparecem México, Costa Rica, Chile, China, Emirados Árabes Unidos e os 27 membros da União Europeia. Mas os dados dos países do bloco europeu ainda não inseridos nesse portal.

A ampla maioria distribui o imunizante criado em parceira pela alemã BioNTech e a americana Pfizer. E apenas os EUA aprovaram e distribuíram a vacina da americana Moderna.

Rússia e China usam vacinas autorizadas apenas por seus próprios governos. A Rússia, com os imunizantes criados pelo Instituto Vector e pelo Instituto Gamaleya (Sputnik V), e a China, com as vacinas de três fabricantes: Sinopharm, CanSino e Sinovac (parceira do Instituto Butantan, em São Paulo).

Nenhuma das vacinas chinesas concluiu as três fases de estudos de segurança e eficácia que antecedem a aprovação por órgãos reguladores de outros países.

Um monitoramento da Universidade Duke, dos EUA, indica que os números devem começar a deslanchar pelo mundo depois da aprovação da vacina fabricada em parceria pela Universidade de Oxford e a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, que já negociaram mais de 2 bilhões de doses com diversos países.

Apenas no Brasil, por exemplo, espera-se imunizar mais de 130 milhões de pessoas em 2021 com essa vacina Oxford/AstraZeneca, que seria fabricada no país em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse imunizante, no entanto, ainda não foi aprovado por nenhum órgão regulador do mundo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.