Neste sábado (28) é comemorado o Dia do Combate ao Câncer de Pele, uma importante data para lembrar a importância dos cuidados com a saúde da pele. A dermatologista Renata Dórea informa que existem tipos diferentes de câncer de pele, cada um se manifestando de uma forma. Mas segundo ela, de maneira geral suspeita-se de pequenas feridas que não cicatrizam, sinais que mudam de cor, crescem ou sangram, ou lesões avermelhadas persistentes.
Existem 3 tipos mais comuns de câncer de pele. O carcinoma basocelular, que surge em geral a partir dos 40 anos e se manifesta como carocinho brilhante que pode ferir. O carcinoma espinocelular, que é mais comum a partir dos 50-60 anos e aparece como uma lesão avermelhada ou mais grosseira. Ele pode surgir na boca ou em áreas cobertas. Por fim, existe o melanoma, de todos é o mais agressivo. Normalmente aparece na pele, unhas, palma das mãos, planta dos pés ou mucosas, como uma pinta escura irregular em crescimento lateral.
De acordo com a médica dermatologista, evitar exposição solar desprotegida entre 10-16h desde a infância, usar regularmente filtro solar e proteção física contra o sol (óculos escuros, chapéus e tecidos), além de não frequentar câmeras de bronzeamento ou exposição solar para bronzeamento, são medidas necessárias para a prevenção da doença.
Ela lembra ainda que existem pessoas que fazem parte de grupo de risco. São elas: pessoas de pele clara, pessoas que se expuseram muito ao sol, pacientes tratados com imunossupressores, submetidos a radioterapia, queimaduras extensas e tabagistas.
Tratamento
De acordo com Renata Dórea, a cirurgia é o padrão ouro no tratamento da doença. Ela afirma que na grande maioria das vezes ela leva a cura, sem necessidade de radioterapia ou quimioterapia. Porém casos de melanoma que são mais agressivos, com maior chance de metástase, podem exigir a necessidade de tratamentos mais complexos, além da cirurgia.
Por esse motivo, a dermatologista destaca que é importante a visita regular ao médico para se chegar a um diagnóstico precoce.
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade 
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsas



