Na manhã de ontem (20), um vídeo onde agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador imobilizando de forma violenta um homem negro chamou atenção dos internautas que classificaram a ação como “racista”. O caso aconteceu em Amaralina, orla da capital baiana.
Em nota, a Guarda Municipal de Salvador informou que os agentes orientavam a saída dos banhistas e frequentadores das praias, afinal um decreto municipal mantém a orla fechada devido a pandemia da Covid-19. No entanto, o homem que estava praticando futebol na areia teria ofendido os agentes que usaram da força para algemar e encaminhar o homem à Central de Flagrantes.
No vídeo é possível ouvir a pessoa que o gravando se identificar como concurseiro aprovado na Policia Militar (PM) e narrar irregularidades no modo de atuação dos agentes da guarda civil municipal. Em um dos momentos é possível ver o homem negro imobilizado no chão e o agente com o joelho em suas costas e pescoço, depois golpes como a gravata por trás (conhecido como mata-leão) e a tentativa de algemar o homem pela frente, quando o narrador grita que “esse uso de algema é negado pelo STF”.
Nas redes sociais, um internauta que não será identificado escreveu a seguinte frase na publicação do vídeo: “Eles acreditam que são autorizados a exercitar todo o racismo diante as câmeras da forma mais naturalizada possível….!!! Lamentável essa postura da maioria dos policiais que temos aqui e em todo Brasil!!!”
Ainda em nota, a Coordenadoria de Relações Públicas da Guarda Civil Municipal de Salvador informa que devido ao uso da força um agente teve um ferimento no dedo de um agente da Guarda Civil Municipal, que precisou ser encaminhado à unidade de emergência para atendimento. Confira a nota na íntegra.
Na manhã deste domingo (20), os agentes da Guarda Civil Municipal realizavam a orientação para saída de banhistas que estavam na região da Praia de Amaralina, nas proximidades do Quartel do Exército Brasileiro, quando um homem, contrariado por ocasião da proibição da prática esportiva (futebol), desacatou a guarnição, proferindo palavras de teor ofensivo. No momento em que o indivíduo estava sendo imobilizado, o mesmo ofereceu resistência, havendo assim a necessidade de uso da força necessária para condução à Central de Flagrantes, inclusive gerando um ferimento no dedo de um agente da Guarda Civil Municipal, que precisou ser encaminhado à unidade de emergência para atendimento.
Roubo de carretas Operação policial desarticula quadrilha de roubo de carretas em Juazeiro e Petrolina
Interdição Produtores rurais interditam rodovia após conflitos por terras no extremo sul da Bahia
Bahia Ponte Salvador-Itaparica: Iphan aponta insuficiência em estudos e concessionária apresenta plano para destravar licenciamento
ba Carnaval da Bahia 2026 registra novo recorde em fluxo de turistas e receita
Música do Carnaval Ivete Sangalo vence título de Música do Carnaval 2026 com ‘Vampirinha’
Balanço Carnaval termina sem mortes violentas e com 73 foragidos capturados, diz SSP 
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas



