Sexta, 14 de Novembro de 2025 23:33
75 98160-8722
Bahia Vídeo

Vídeo de homem imobilizado de forma violenta pela guarda municipal causa revolta em Salvador

Vídeo de homem imobilizado de forma violenta pela guarda municipal causa revolta em Salvador

21/09/2020 06h19 Atualizada há 5 anos
Por:
Vídeo de homem imobilizado de forma violenta pela guarda municipal causa revolta em Salvador

Na manhã de ontem (20), um vídeo onde agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador imobilizando de forma violenta um homem negro chamou atenção dos internautas que classificaram a ação como “racista”. O caso aconteceu em Amaralina, orla da capital baiana.

Em nota, a Guarda Municipal de Salvador informou que os agentes orientavam a saída dos banhistas e frequentadores das praias, afinal um decreto municipal mantém a orla fechada devido a pandemia da Covid-19. No entanto, o homem que estava praticando futebol na areia teria ofendido os agentes que usaram da força para algemar e encaminhar o homem à Central de Flagrantes.

No vídeo é possível ouvir a pessoa que o gravando se identificar como concurseiro aprovado na Policia Militar (PM) e narrar irregularidades no modo de atuação dos agentes da guarda civil municipal. Em um dos momentos é possível ver o homem negro imobilizado no chão e o agente com o joelho em suas costas e pescoço, depois golpes como a gravata por trás (conhecido como mata-leão) e a tentativa de algemar o homem pela frente, quando o narrador grita que “esse uso de algema é negado pelo STF”.

Nas redes sociais, um internauta que não será identificado escreveu a seguinte frase na publicação do vídeo: “Eles acreditam que são autorizados a exercitar todo o racismo diante as câmeras da forma mais naturalizada possível….!!! Lamentável essa postura da maioria dos policiais que temos aqui e em todo Brasil!!!”

Ainda em nota, a Coordenadoria de Relações Públicas da Guarda Civil Municipal de Salvador informa que devido ao uso da força um agente teve um ferimento no dedo de um agente da Guarda Civil Municipal, que precisou ser encaminhado à unidade de emergência para atendimento. Confira a nota na íntegra.

Na manhã deste domingo (20), os agentes da Guarda Civil Municipal realizavam a orientação para saída de banhistas que estavam na região da Praia de Amaralina, nas proximidades do Quartel do Exército Brasileiro, quando um homem, contrariado por ocasião da proibição da prática esportiva (futebol), desacatou a guarnição, proferindo palavras de teor ofensivo. No momento em que o indivíduo estava sendo imobilizado, o mesmo ofereceu resistência, havendo assim a necessidade de uso da força necessária para condução à Central  de Flagrantes, inclusive gerando um ferimento no dedo de um agente da Guarda Civil Municipal, que precisou ser encaminhado à unidade de emergência para atendimento.

https://www.youtube.com/watch?v=LB8pUfvfGfM&feature=emb_logo
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.