O Supremo Tribunal Federal começa a julgar, nesta sexta-feira (13), os processos que discutem a aplicação da Lei de Anistia a crimes iniciados durante a ditadura militar, mas cujos efeitos continuam no presente, os chamados “crimes permanentes”. A decisão deverá unificar o entendimento da Corte e orientar casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça.
Um dos recursos trata de fatos ocorridos na Guerrilha do Araguaia, envolvendo acusações de homicídio atribuídas a Lício Augusto Ribeiro Maciel e de ocultação de cadáver a Sebastião Curió, ambos integrantes do Exército. Curió morreu em 2022, e o processo agora busca a condenação de Maciel. A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal foi rejeitada em primeira instância sob o argumento de que o caso estaria abrangido pela Lei de Anistia, decisão mantida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O MPF recorreu ao Supremo no ano passado.
O segundo processo envolve o sequestro de Edgar de Aquino Duarte, ex-fuzileiro naval desaparecido desde 1971. Em primeira instância, a Justiça Federal em São Paulo condenou Carlos Alberto Augusto, ex-delegado da Polícia Civil que atuou no antigo Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops-SP) durante o regime militar.
No entanto, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região anulou a condenação ao entender que a punibilidade estava extinta pela Lei de Anistia. O Ministério Público Federal recorreu dessa decisão. Também respondiam pelo caso o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi em São Paulo, e o ex-delegado Alcides Singillo, mas ambos foram excluídos da ação após falecerem, em 2015 e 2019, respectivamente.
Brasil Senado registra 25 pedidos de impeachment contra Toffoli
Descobertas PF recuperou mensagens apagadas e descobriu conversas de Vorcaro com parlamentares e presidente de partido
Insuficientes Medidas do X contra deepfakes do Grok são insuficientes, dizem MPF, ANPD e Senacon
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Aumento Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas



