Segunda, 19 de Janeiro de 2026 14:35
75 98160-8722
Brasil Uso da IA

Três em cada dez brasileiros usam IA para entender temas como política e economia

Pesquisa aponta maior uso entre jovens, pessoas com ensino superior e renda mais alta; IA também é aplicada em saúde, bem-estar e produtividade

30/11/-1 00h00
Por: Mayara Nayllanne

Uma pesquisa da Nexus realizada com 2.012 brasileiros maiores de 18 anos mostra que 30% já recorreram à inteligência artificial para compreender temas complexos, como política, economia e ciências. Entre eles, 10% utilizam essas ferramentas com frequência e 20% algumas vezes. O uso é mais intenso entre jovens de 18 a 30 anos (40%) e menor entre os baby boomers (13%).

O levantamento também revela que nível de escolaridade e renda influenciam a utilização da IA: 39% das pessoas com ensino superior e 39% das que ganham mais de cinco salários mínimos recorrem à tecnologia para aprendizado, enquanto entre aqueles com ensino fundamental ou renda de até um salário mínimo, os índices caem para 20% e 22%, respectivamente.

Além do aprendizado, a inteligência artificial começa a ser usada em decisões do cotidiano: 29% dos brasileiros confiam na tecnologia para apoiar decisões sobre saúde e bem-estar, 28% veem-na como ferramenta para automatizar tarefas de trabalho ou estudo e 23% a usam para aumentar a produtividade. O uso voltado a produtividade é mais comum entre os mais escolarizados e de maior renda, enquanto a aplicação em saúde é mais frequente entre pessoas de menor renda, mulheres e indivíduos de 45 a 60 anos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.