A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se consolida como pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) com a implementação de robô virtual de conversação integrado diretamente ao sistema oficial de gestão ambulatorial e hospitalar da rede estadual de saúde, o AGHUse. A iniciativa, inédita no SUS, tem como objetivo inicial reduzir a taxa de faltosos nos ambulatórios estaduais, otimizando o aproveitamento da oferta de consultas com especialistas.
Em funcionamento na unidade piloto, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, o robô realiza o envio automatizado de lembretes de consultas via WhatsApp aos pacientes com antecedência de sete e três dias da data marcada. A ferramenta permite também a possibilidade de cancelar ou reagendar o atendimento, com a opção de escolher nova data e horário, de acordo com a disponibilidade no sistema. A previsão é que, até meados de fevereiro, a automatização esteja implantada também nos ambulatórios do Hospital Geral do Estado (HGE), do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e do Centro Estadual de Oncologia (Cican).
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que o investimento em tecnologia vem revolucionando o acesso e a gestão dos serviços de saúde no estado. “A Bahia mais uma vez se posiciona como pioneira no SUS, consolidando um novo modelo de gestão do acesso ambulatorial”, afirma. A titular da Sesab revelou que o planejamento é expandir a integração para todos os ambulatórios de saúde das unidades da rede estadual que utilizam o AGHUse ainda este ano.
Outras funcionalidades
Além da integração de sistemas para automatizar processos, diversas unidades e setores da Sesab já utilizam a ferramenta para fins diversos como ouvidoria, atendimento humano e comunicação rápida com públicos estratégicos, a exemplo de pacientes, profissionais de saúde e gestores municipais.
Como próximos passos, a Secretaria da Saúde do Estado avança na ampliação das funcionalidades integradas ao AGHUse, como o envio de pesquisa de satisfação para pacientes após alta hospitalar e avaliação pós-consulta ambulatorial. Além disso, também estão previstas novas integrações com sistemas estratégicos, como o Sistema de Regulação Ambulatorial (SRA), lembretes para doadores da Fundação Hemoba, notificações sobre retirada de medicamentos e módulos do AGHUse voltados para exames e cirurgias.
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas



