A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quinta-feira (8), o primeiro boletim InfoGripe do ano, trazendo um cenário de otimismo para a saúde pública brasileira. Os dados indicam que o número de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apresenta uma tendência de queda tanto no curto quanto no longo prazo em nível nacional.
Atualmente, a quase totalidade dos estados e capitais não registra incidência em patamares de alerta ou risco, o que sinaliza um momento de baixa circulação dos principais agentes infecciosos após o encerramento do ciclo de 2025.
Apesar da redução geral, o monitoramento das últimas oito semanas revela que o impacto da SRAG continua concentrado nos extremos das faixas etárias. Enquanto as crianças pequenas sofrem com a maior incidência de casos, os idosos representam a maioria das fatalidades. Neste público infantil, a circulação atual é impulsionada principalmente pelo rinovírus e pelo metapneumovírus, vírus que demandam atenção contínua das redes de pediatria mesmo em períodos de queda geral das internações.
Mortes
Ao analisar o balanço consolidado de 2025, a Fiocruz reportou um total de 13.678 mortes por SRAG no país. Desse montante, pouco mais da metade teve a causa confirmada por exames laboratoriais.
Entre os óbitos com resultado positivo, a influenza A foi o agente mais letal, sendo responsável por 47,8% das mortes, seguida pelo Sars-CoV-2 (Covid-19) com 24,7%. O rinovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR) também figuraram na lista com 14,9% e 10,8% dos casos fatais, respectivamente.
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Chuvas esparsas



