Segunda, 05 de Janeiro de 2026 01:15
75 98160-8722
Comentário Fraude no INSS

AGU entra com ações contra descontos irregulares em benefícios do INSS

Ações fazem parte da estratégia do grupo especial criado para recuperar os recursos desviados.

19/11/2025 08h38
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: INSS / Divulgação
Foto: INSS / Divulgação

A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com um novo conjunto de ações judiciais contra associações e empresas suspeitas de participação no esquema de descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O anúncio foi feito nesta terça-feira (18).

O segundo lote de medidas foi protocolado na Justiça Federal em Brasília e reúne 14 ações contra 12 entidades associativas e três empresas de tecnologia. A AGU pede o bloqueio de R$ 3,9 bilhões em bens para garantir o ressarcimento das quantias descontadas de forma irregular.

As fraudes são investigadas pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura um esquema nacional de cobranças indevidas de mensalidades associativas entre 2019 e 2024. Segundo as investigações, aposentados e pensionistas tiveram valores abatidos dos benefícios sem qualquer autorização.

As ações fazem parte da estratégia do grupo especial criado pela AGU para recuperar os recursos desviados. O órgão afirma que continuará monitorando e tomando medidas judiciais contra entidades envolvidas no esquema.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.