Sábado, 08 de Novembro de 2025 10:47
75 98160-8722
Brasil Segurança Pública

Projeto de Sidônio para segurança pública enfrenta resistência no Governo Lula; saiba motivo

Proposta tem como proposta reagir à operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro.

08/11/2025 07h58
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O plano de segurança, apresentado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, tem enfrentado resistência de integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta do titular da pasta tem como proposta reagir à operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro. 

Na terça-feira (4), durante uma reunião com Lula em Belém, Sidônio apresentou ao presidente e a outros integrantes do governo o projeto “Aliança Contra o Crime pela Paz”. 

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, o plano prevê um conjunto de ações e conceitos que poderiam reposicionar o governo Lula no tema. A ideia do projeto é explorar ações concretas do governo para apreensão de drogas, além da construção de centros integrados de segurança e investigações contra organizações criminosas. 

Segundo a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, uma ala do governo não tem se entusiasmado com a ideia. Uma das principais resistência se deve à sugestão de Sidônio para que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), concorde com o plano. 

No Ministério da Justiça e Segurança Pública, a proposta não é vista com “bons olhos”, uma vez que ter Rui como coordenador, enfraqueceria o ministro Ricardo Lewandowski.

Auxiliares avaliam ainda que ter Rui na coordenação do projeto poderia comprometer a proposta, uma vez que o ministro deve disputar as eleições na Bahia em 2026.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.