Um encontro que reuniu gestores de 22 municípios baianos para discutir o Programa de Encerramento Humanizado dos Lixões foi realizado nesta quinta-feira (17) em Salvador. Promovido pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), na sede da instituição, a reunião contou com a presença do prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos, que destacou a importante e necessária discussão acerca de um tema que compromete a sustentabilidade e saúde da população.
Na reunião, o promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação, titular da Regional Ambiental de Feira de Santana, destacou que o programa representa “um passo importante na construção coletiva de soluções viáveis e duradouras”, e ressaltou o papel do diálogo entre o MPBA e os gestores municipais, pois a iniciativa busca justamente orientar estes municípios na construção de soluções sustentáveis, seguras e juridicamente adequadas para o fim dos lixões ainda existentes na Bahia. O encontro foi conduzido pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), Centro de Apoio à Autocomposição (Compor) e Promotoria Regional Ambiental de Feira de Santana, com apoio do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (Caopam).
Para o prefeito Jocivaldo dos Anjos, a participação de Antônio Cardoso nesse processo é reflexo de uma gestão comprometida com o futuro e com o bem-estar da população. “A pauta ambiental exige coragem e responsabilidade. Encerrar os lixões não é apenas cumprir uma exigência legal, é cuidar da saúde do nosso povo e oferecer dignidade a quem trabalha com a reciclagem. Nosso objetivo é fazer dessa transição um exemplo de inclusão e sustentabilidade”, afirmou.
Durante o encontro, o MPBA apresentou diretrizes técnicas para a destinação correta dos resíduos em aterros sanitários licenciados, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Novo Marco Legal do Saneamento. Também foram discutidas medidas de inclusão socioprodutiva dos catadores, garantindo que o encerramento dos lixões ocorra de maneira justa e planejada.
De acordo com o MPBA, estudos apontam que a utilização da capacidade ociosa de oito aterros regionais licenciados na Bahia pode viabilizar o fechamento de até 180 lixões, com custos menores e impacto ambiental reduzido. O prefeito Jocivaldo dos Anjos reforçou a importância do diálogo e da cooperação institucional nesse sentido, salientando que “ quando o Ministério Público chama os municípios para conversar, abre-se um caminho de soluções reais. Antônio Cardoso está comprometido em fazer parte desse novo tempo, que une desenvolvimento, consciência ambiental e responsabilidade social”, destacou o gestor.
Em Antônio Cardoso, a pauta ambiental tem sido tratada como prioridade. A Prefeitura vem fortalecendo as ações de educação ambiental nas escolas, melhorando os serviços de coleta e limpeza urbana, e implantando pontos de descarte consciente de resíduos. Também está em andamento o planejamento para coleta seletiva e parcerias com cooperativas de catadores, reforçando o compromisso da gestão com uma cidade mais limpa, sustentável e inclusiva.
O Programa de Encerramento Humanizado dos Lixões é fruto de uma cooperação entre o MPBA, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Ministério do Meio Ambiente, tendo como pilares o cumprimento das normas ambientais, a justiça social e o desenvolvimento sustentável.
Pesquisa 70% dizem que Lula e Congresso têm relação mais de confronto do que de colaboração, aponta Datafolha
Escândalo do Master Flávio procura nomes da Faria Lima para jurar fidelidade e tentar manter candidatura após escândalo com Vorcaro
PGP Jerônimo ouve prioridades do Sisal durante plenária do PGP em Serrinha
Eleições 2026 Tracking aponta crescimento de Lula sobre Flávio Bolsonaro após crise envolvendo Banco Master
Política Neto cobra promessas e fala sobre desafios da Bahia
Eleições 2026 “Vaquinhas virtuais”: pré-candidatos já podem receber doações 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado


