A Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoveu um encontro com representantes da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL) para discutir estratégias e definir prioridades no atendimento às pessoas afetadas pela doença falciforme. O evento, realizado no gabinete da Fundação, reuniu a presidente da AFADFAL, Luziânia de Jesus Santana, o vice-presidente Carlos André Pereira e o ex-presidente e atual secretário Fabrício Cabral.
Durante a reunião, foi enfatizada a falta de capacitação adequada dos profissionais de saúde sobre as particularidades da doença falciforme, especialmente na atenção primária e em outros níveis de atendimento. Luziânia de Jesus Santana, presidente da AFADFAL, aproveitou a oportunidade para presentear Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, com o livro Papo de Homem, uma obra voltada a desmistificar as consequências da doença, que é genética e hereditária, afetando tanto homens quanto mulheres, com uma estimativa de um caso a cada 1.200 recém-nascidos no Brasil.
“Viemos aqui agradecer a parceria de longa data com a Fundação Hospitalar e, ao mesmo tempo, reafirmar nosso compromisso com o atendimento às pessoas com a doença falciforme. Apresentamos algumas demandas prioritárias, como a inclusão do DIU para as mulheres que enfrentam essa condição”, afirmou Luziânia.
Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, recebeu um relatório detalhado sobre as necessidades e prioridades da AFADFAL. Ela também aproveitou o encontro para destacar o papel da Fundação no tratamento e cuidado das pessoas com a doença falciforme, mencionando os avanços recentes nos serviços oferecidos.
“De janeiro a agosto de 2024, realizamos 528 exames de eletroforese de hemoglobina no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Mulher. Esse exame é essencial para o diagnóstico da anemia falciforme e outras doenças hereditárias, permitindo um diagnóstico preciso e garantindo a qualidade do tratamento”, ressaltou Gilberte Lucas.
Fabrício Cabral, secretário da AFADFAL, destacou a importância da assistência recebida no Hospital da Mulher e nas outras unidades de saúde geridas pela Fundação Hospitalar. Ele também reforçou algumas demandas da associação, como a ampliação do atendimento a exames de ultrassom e a inserção do DIU nas mulheres com a doença falciforme.
“Queremos agradecer à Fundação Hospitalar pela parceria de longa data, e ao mesmo tempo, reafirmar as nossas prioridades, como a realização de exames de ultrassom e a colocação do DIU para as mulheres. A reunião com a diretora-presidente foi extremamente positiva e garantiu a continuidade dos serviços de qualidade, o que tem contribuído significativamente para o aumento da expectativa de vida dos pacientes com anemia falciforme”, afirmou Fabrício Cabral.
Ele concluiu destacando a importância da gestora Gilberte Lucas, que, com sua postura humanizada, ouviu e acolheu as demandas da associação. “Agradecemos imensamente a Gilberte Lucas, que garantiu as prioridades que apresentamos. Com sua humildade e visão de gestora humanizada, ela nos ouviu e acolheu plenamente. Aqui, recebemos a assistência que é preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), baseada na equidade, ou seja, dar mais àqueles que mais precisam”, finalizou.
A AFADFAL, além de buscar soluções para um atendimento mais adequado aos portadores da doença falciforme, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo. A doença falciforme é uma condição genética hereditária que afeta as células vermelhas do sangue, prejudicando o transporte de oxigênio para os órgãos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida dos pacientes. A assistência hospitalar, os medicamentos e os benefícios assistenciais são garantidos pelo SUS, assegurando o atendimento prioritário aos portadores da doença falciforme.
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Chuvas esparsas



