Sábado, 26 de Julho de 2025 19:16
75 9 9702 9169
Bahia Bahia

Em Brasília, comitiva do Governo do Estado discute Plano Nordeste de Transformação Ecológica

Reunião promovida pelo Consórcio Nordeste teve foco em neoindustrialização, sustentabilidade e justiça social.

26/07/2025 09h00
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / SDE
Foto: Divulgação/Consórcio Nordeste
Foto: Divulgação/Consórcio Nordeste

Compondo a comitiva do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta quinta-feira (24), da oficina de construção do Plano Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE). Organizado pelo Consórcio Nordeste, o evento reuniu representantes dos estados da região em torno de uma agenda comum de desenvolvimento, com foco na territorialização, neoindustrialização, sustentabilidade e justiça social. A delegação baiana contou com representantes das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Agricultura (Seagri), Meio Ambiente (Sema) e Casa Civil.

Representando o secretário Angelo Almeida, o diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE, Tarcísio Branco, destacou que o PTE-NE tem como objetivo fortalecer diretrizes e propor políticas públicas integradas para o desenvolvimento sustentável. Ele também ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para alinhar os próximos passos da agenda climática da região.

“Aproveitamos para discutir as próximas etapas de consulta pública à sociedade e iniciar o debate sobre a unificação de propostas que antecedem a COP, com o objetivo de consolidar diretrizes que poderão ser apresentadas de forma conjunta na COP30”, destacou.

O gestor destacou ainda o caráter abrangente do programa. “A iniciativa vai além da agenda ambiental, incorporando temas como bioeconomia, integração regional e desenvolvimento tecnológico, dentre outros eixos”, completou.

Durante o encontro, a SDE também discutiu programas e ações já em execução no Estado, com foco no desenvolvimento sustentável e na transformação ecológica. Entre os destaques, esteve o Programa Estadual de Transição Energética (Protener), que foi apresentado como uma política pública transversal, alinhada aos eixos da Estratégia Nacional de Transição Ecológica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.