As instituições bancárias tem fechado, ao longo do último ano, agências bancárias em Feira de Santana. Só o banco Iatu já fechou duas. Na semana passada, o Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou um protesto contra o fechamento dessa segunda agência do Itaú na cidade. O banco anunciou que encerraria as atividades da agência da Avenida Maria Quitéria no dia 20 de julho.
O sindicato reclamava que as ações acontecem sem se importar com os impactos para a economia da cidade, funcionários e clientes, que ficarão sem o atendimento necessário. A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) também participou da manifestação.
De acordo com o presidente do Sindicato de Feira, Eritan Machado, os impactos são diversos e atingem tanto os usuários, quanto os funcionários terceirizados que atuam na agência. “Os vigilantes, os trabalhadores da copa e da limpeza serão demitidos e, infelizmente, não devem ser absorvidos por outras unidades. Além disso, há um clima de insegurança entre os bancários que continuam trabalhando, sem saber se também terão seus postos extintos”.
Eritan Machado também destacou as dificuldades que o fechamento impõe aos clientes, especialmente os idosos e pessoas com menor familiaridade com tecnologias bancárias. “Nem todos têm habilidade para usar o aplicativo ou o Internet Banking. Os que mais precisam de atendimento presencial, como os idosos, serão os mais prejudicados”, alertou.
Apesar dos prejuízos, o fechamento de agências tem sido uma prática recorrente do Itaú, que fechou 219 agências no ano passado e vem fechando 15 unidades por mês em 2025. Só este foram fechadas também duas agências em Salvador: Cabula e Imbuí.
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo