Lula - Foto: Boca de Forno News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de anúncio de entregas da Saúde no âmbito do Novo PAC em Juazeiro, na Bahia, nesta quinta-feira, 17 de julho. No evento, na Orla II, foram apresentados os resultados do PAC Seleções 2025, da Casa Civil, na área da Saúde. Também houve a entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para cinco municípios baianos: Curaçá, Sento Sé, Uauá (região de Juazeiro), Chorrochó e Macururé (região de Paulo Afonso).
Com o Novo PAC, o Governo Federal realiza obras e empreendimentos para a população em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados na escolha da aplicação dos recursos. A demanda da edição deste ano foi a maior já registrada pelo programa na área da saúde, com quase 40 mil pedidos para uma oferta de aproximadamente 20 mil obras/equipamentos.
Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância das entregas que leva mais saúde para o Brasil. “Sempre tive o desejo de fazer com que as pessoas mais humildes tivessem o mesmo direito que as pessoas mais afortunadas tem. A pessoa chega fazendo uma consulta e precisa procurar um especialista. Ele saia do consultório marcar esse tal de especialista e só conseguia para muitos meses adiante. A pessoa voltava para casa com a receita na expectativa de sobreviver esse tempo de espera até a consulta ou as vezes nem conseguia. Quando chegava, precisava de um exame de alta complexidade. Mais tempo de espera. E assim muitos morriam com a receita nas mãos sem poder comprar remédio e sem fazer exame”.
O presidente disse que virou uma obsessão resolver esse problema. “Não pode demorar muito chegar a esse especialista, nem fazer o exame e ficar sem remédio. É por isso que colocamos na Farmácia Popular remédio de graça para ninguém morrer por falta dele. Quando voltamos para o governo, encontramos apenas 13 mil médicos espalhados pelo país. Hoje já são mais de 26 mil. Falei com o ministro Padilha que precisávamos de mais especialistas e assim está sendo feito. As policlínicas com especialistas é tudo que Deus quer que o povo tenha”.
Rui Costa - Boca de Forno News
O ministro da Casa Civil Rui Costa ressaltou que o programa “Agora Tem Especialista” é uma cobrança do presidente para resolver a situação dos pacientes que até tinha consulta no posto de saúde, mas não conseguiam exame e cirurgia. “Essa ação garante isso. Na Bahia, conseguimos sozinhos manter nossas policlínicas, sem a ajuda daquela coisa (referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro) que governou o país. Não apenas elas, mas as UTIs, hospitais novos que construímos sozinhos porque ele não conveniava nada com o estado da Bahia para colocar em funcionamento”.
Rui diz ainda que vem mais três policlínicas para a Bahia através do Governo Federal. “O funcionamento está ampliado até as 21h, 22h, funciona dia de sábado e domingo para o povo pobre ter acesso a sua cirurgia, biopsia e ressonância”. São mais de R$ 6 bilhões de investimentos anunciados hoje no PAC.
Jerônimo Rodrigues - Boca de Forno News
O governador Jerônimo Rodrigues disse que o presidente Lula está fazendo aquilo que as pessoas tem direito: ter acesso a saúde. Dirigindo-se a Lula, ele disse que o presidente está fazendo o melhor para o país e é isso que incomoda tanto. “A luta não é fácil, mas o senhor tem o nosso apoio. Tínhamos um governo que nem ministro recebia. E não é só pelo dinheiro, era estender a mão para o povo. Jogava contra e torcia para que a vacina não chegasse em nosso braço”.
Jerônimo garantiu que o Estado honraria cada centavo investido pelo Governo Federal na saúde. “Agradeço ao presidente por esse momento”. Ele ainda garantiu que o Estado honraria cada centavo investido pelo Governo Federal na saúde.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 27°
Parcialmente nublado