Entre os dias 1º de janeiro e 16 de junho deste ano, a rede municipal de Saúde aplicou 6.272 doses da vacina tríplice bacteriana, conhecida como DTP - em 2024, nos seis primeiros meses do ano, foram administradas 7.017 doses. O imunizante protege contra três doenças: difteria, tétano e coqueluche, além de suas complicações.
A vacina DTP faz parte do calendário de imunização da criança e está disponível em todas as 103 salas de imunização distribuídas nas unidades da Atenção Primária à Saúde - UBS e USF.
O esquema de vacinação inclui duas doses de reforço, sendo a primeira dose aos 15 meses e a segunda dose aos 4 anos de idade. Se a criança não receber o imunizante, recomenda-se a aplicação até os 6 anos, 11 meses e 29 dias.
As doses de reforço devem ser aplicadas após o esquema básico completo que é de três doses com a vacina penta.
Para garantir a proteção da criança, os pais ou responsáveis deve levá-la a uma das 103 salas de imunização com o documento de identificação, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças graves e garantir um desenvolvimento saudável”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo limpo