Entre os dias 1º de janeiro e 16 de junho deste ano, a rede municipal de Saúde aplicou 6.272 doses da vacina tríplice bacteriana, conhecida como DTP - em 2024, nos seis primeiros meses do ano, foram administradas 7.017 doses. O imunizante protege contra três doenças: difteria, tétano e coqueluche, além de suas complicações.
A vacina DTP faz parte do calendário de imunização da criança e está disponível em todas as 103 salas de imunização distribuídas nas unidades da Atenção Primária à Saúde - UBS e USF.
O esquema de vacinação inclui duas doses de reforço, sendo a primeira dose aos 15 meses e a segunda dose aos 4 anos de idade. Se a criança não receber o imunizante, recomenda-se a aplicação até os 6 anos, 11 meses e 29 dias.
As doses de reforço devem ser aplicadas após o esquema básico completo que é de três doses com a vacina penta.
Para garantir a proteção da criança, os pais ou responsáveis deve levá-la a uma das 103 salas de imunização com o documento de identificação, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças graves e garantir um desenvolvimento saudável”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas



