Terça, 15 de Julho de 2025 15:19
75 9 9702 9169
Saúde Fibromialgia

Fibromialgia é tema de encontro na Câmara de Santo Amaro

1º Encontro com os Portadores de Fibromialgia foi realizado a pedido do vereador Agnaldão e contou com a presença da secretária de Saúde do município.

15/07/2025 07h58
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Gilliard José

O vereador por Santo Amaro da Purificação, Agnaldo Nascimento, mais conhecido como Agnaldão, falou sobre sobre a proposição que levou para a Câmara de Vereadores da cidade onde ele uniu os portadores de fibromialgia para discutir esse tema tão importante. É o 1º Encontro com os Portadores de Fibromialgia. Segundo o vereador, a cidade tem um número grande pessoas com a síndrome e ele tem buscado unir forças para contemplar todos eles. Ele lembra que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado um projeto de lei onde a pessoa com fibromialgia pode passar a ser considerado pessoa com deficiência (PcD).  Esse projeto aguarda a sanção do presidente Lula. 

Ainda conforme o vereador, a presidente da associação de pessoas que convivem com a fibromialgia de Salvador estava presente no encontro para falar sobre o assunto. “Tenho vários amigos que replantam seu sofrimento e eles não gostam de dizer que tem a doença para não perder seus empregos porque quando estão em crise não conseguem levantar da cama, quanto mais ter condição de trabalhar. Nos sensibilizamos com a causa e enquanto vereador que defende a bandeira da saúde conversei com o prefeito Flaviano Bomfim que tem nos dado esse apoio”. 

Erlane Teixeira e Agnaldão - Foto: Gilliard José

A secretária de Saúde do município, Erlane Teixeira, ressaltou a importância da iniciativa do vereador Agnaldão e essa deve ser uma das pautas prioritárias da pasta. “Precisamos nos organizar no fluxo da atendimento para as pessoas com fibromialgia, dispensação de medicamentos, preparo de todas as equipes de saúde da família em torno do atendimento a essas pessoas e atenção especializada. Já temos o atendimento do especialista reumatologista na Policlínica Regional e esse é o momento de conhecer essas pessoas e discutir junto uma linha de cuidados por ser uma doença debilitante e que afeta a qualidade de vida das delas”.  

A criação de um espaço para o atendimento dessas pessoas poderá ser estudado. “É de extrema importância reforçamos a qualidade da atenção básica de saúde. Temos hoje 17 equipes de saúde da família e essas pessoas precisam ter o olhar para essas pessoas antes de pensarmos em uma atenção especializada. Elas precisam estar capacitadas para identificar, diagnosticar e fazer os encaminhamentos adequados para essa rede especializada”.

Com informações do repórter Gilliard José

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.