Sábado, 23 de Agosto de 2025 05:10
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira de Santana

Governador Jerônimo Rodrigues participa do encerramento de congresso para varejistas

Cerca de 640 empresários e trabalhadores do setor varejista participaram do congresso, e de palestras sobre tecnologias para o varejo, reforma tributária, associativismo e redes estratégicas de negócios para o segmento.

20/03/2025 07h57 Atualizada há 5 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Jerônimo Rodrigues - Foto: Onildo Rodrigues

O governador Jerônimo Rodrigues participou do encerramento do Congresso Cenários & Tendências, no Centro de Convenções, em Feira de Santana. Jerônimo estava acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, e de secretários de Estado e prestigiou o evento, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Cerca de 640 empresários e trabalhadores do setor varejista participaram do congresso, e de palestras sobre tecnologias para o varejo, reforma tributária, associativismo e redes estratégicas de negócios para o segmento. Para Nelson Brito, dono de uma distribuidora de cosméticos de Feira de Santana, o evento é uma oportunidade de atualizar sua empresa às novas tendências de mercado.

O governador recebeu ainda 13 propostas desses empresários para a cidade de Feira de Santana as quais considerou como muito boas. “Além do Anel de Contorno, quero levar mais coisas boas a respeito de Feira de Santana para o presidente Lula”.

Em entrevista, o governador parabenizou os organizadores do evento. “Quem faz negócios precisa sempre estar fazendo essas avaliações coletivas, vendo quais são os cenários, o que está acontecendo, quais são as tendências para que as empresas e os investidores possam se preparar com tecnologia, mão de obra qualificada e pensando como juntos se pode fortalecer as suas demandas, seja no ambiente Municipal, Estadual ou Federal”, disse.

Jerônimo diz que sai muito feliz do evento, ressaltando que o ambiente do comércio e a CDL, Sistema S, CIFS. “Feliz de ver acontecer aqui no teatro do Centro de Convenções um evento de tal magnitude. Mais um evento teste para que ele seja avaliado. Espero realizar mais eventos desse porte e desse tamanho. Nos orgulha muito ter um equipamento como esse em Feira de Santana e já já teremos mais um igual a esse que é o Centro de Convenções da Uefs. Até o final de agosto entregaremos”.

Em média, 20 eventos já aconteceram no local. “Pedi um relatório dos primeiros eventos e o mais forte foi o show de abertura. Nele, já havia observadores que detectaram numeração de cadeiras, que não havia, encontraram uma porta com problemas para saída, e essa parte já foi resolvida porque ainda está na garantia. O restante é da qualidade da sonorização, da iluminação, da acústica, da segurança. Aguardo ainda esse relatório. Estamos no terceiro evento e terão outros, inclusive de segurança pública. Espero que até o quinto evento tenhamos noção”.

Em relação a gestão do local, Jerônimo disse que espera que seja feita uma modelagem para que ganhe quem quer fazer negócios e dinamize o local. “Pretendo encontrar um modelo que possa ser econômico para o Estado, mas que possa ser para o município. Para os donos de hotéis, pousadas, shoppings. Espero que até o décimo evento possamos ter uma proposta de modelagem”.

Micareta de Feira

O prefeito José Ronaldo esteve com Jerônimo e pediu ajuda para a festa. “Ofereci tudo aquilo que ofereci para o Carnaval de Salvador. “Precisamos tratar dos ambulantes que ficam quatro, cinco dias morando na avenida e tem que ter uma estrutura mínima. Cordeiros, catadores. Quero oferecer esse serviço para humanizar as pessoas que trabalham na festa”.

Depois, a Segurança Pública. “Que é o mais caro para nós. Não haverá dificuldade de trazer câmeras, móveis, equipes de segurança”. Quanto a cultura, o secretário Bruno Monteiro diz que já tem programações pensadas. Oferecemos algumas coisas, mas vamos aguardar para fazer um anúncio legal. Espero contribuir de boa forma. Não vou deixar de ajudar. Já tem dinheiro do Ouro Negro, quero ajudar os blocos de samba, reggae que eu sei que aqui tem”.

ViaBahia

Dia 31 de março a ViaBahia entrega as chaves das BRs, diz Jerônimo. Inicialmente não haverá pagamento de pedágio, as cancelas serão protegidas, terá serviço de ambulâncias e guincho e até dezembro o trabalho é para que a licitação seja feita. “Será leiloada tanto a BR-324 quanto a BR-116”.

CDL

Juscelino Rodrigues - Foto: Onildo Rodrigues

Juscelino Rodrigues, presidente da CDL em Feira de Santana, falou sobre a importância de um evento como esse para Feira de Santana. “Foi discutido hoje aqui durante todo o dia muitas informações importantes, muito conhecimento e muitas palestras para que possamos levar para o nosso negócio, o nosso dia a dia e possamos melhorar”.

Ele ressalta que atualmente se vive uma transformação dinâmica grande. “O que eu fiz ontem não quer dizer que vai dar certo amanhã. Esse evento, essa provocação, esse congresso serve para isso, para despertar nossas cabeças para todas as áreas que houveram mudanças. Ficamos feliz com a casa cheia durante todo o dia. Isso mostra que realmente as pessoas tem sede de conhecimento. Parabenizo Feira de Santana e várias cidades do interior da Bahia que vieram participar desse evento”. Ele garante ainda que haverá outras edições.

O presidente diz ainda que o empresário não pode esperar apenas que os governos municipal e estadual façam o seu papel, mas eles devem provocar. “A CDL tem feito muito isso, provocado o governo municipal e estadual para trazer pautas e recursos para nossa cidade. Tivemos há uns meses uma audiência com o governador em que nós cobramos várias pautas, entre elas o Centro de Convenções e Anel de Contorno. Se conseguirmos trazer recursos para a cidade, melhora e desenvolve ela”.

Ele ressalta que as instituições precisam estar unidas com os governos. “Não podemos pensar apenas em nosso umbigo. Uma instituição como a CDL tem que pensar no global, no crescimento de Feira de Santana e não no seu negócio específico. José Ronaldo abraça a causa da CDL e outras instituições. O Estado também, com o governador Jerônimo, porque sabem que nós queremos o melhor para a nossa cidade e o nosso estado”, diz.

As mudanças atuais são grandes. “O digital está aí e ele transforma muito. A venda digital é muito forte e as empresas físicas precisam estar atentas e entender que ficar atrás do balcão atendendo cliente não vai apenas isso que vai fazer com que ele sobreviva por mais 30 anos. Os cenários e tendência fala justamente isso, para onde o comércio vai. Esse evento foi provocativo e saímos daqui com essas reflexões”, finaliza.

Com informações do repórter Onildo Rodrigues

Foto
Foto: Onildo Rodrigues
Foto
Foto: Onildo Rodrigues
Foto
Foto: Onildo Rodrigues
Foto
Foto: Onildo Rodrigues
Foto
Foto: Onildo Rodrigues
Foto
Foto: Onildo Rodrigues

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.