Jogadores do Palmeiras foram alvos de racismo durante a vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, pela segunda rodada da Libertadores Sub-20. O episódio ocorreu no Estádio Gunther Vogel, no Paraguai, quando os atletas Luighi e Figueiredo foram insultados por torcedores adversários.
Aos 36 minutos do segundo tempo, Figueiredo foi alvo de gestos racistas ao deixar o campo substituído. Já Luighi foi chamado de “macaco” por torcedores do Cerro Porteño. O jogador tentou alertar a arbitragem, mas o árbitro Augusto Menendez ignorou a denúncia. Abalado, Luighi chorou no banco de reservas.
Após a partida, o jovem atacante criticou a omissão da imprensa sobre o caso. “É sério isso? Não vai perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime”, desabafou.
O Cerro Porteño ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Conmebol e Ministério do Esporte repudiam o caso
A Conmebol divulgou nota oficial condenando os ataques racistas. “A Conmebol rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”, declarou a entidade.
O Ministério do Esporte também repudiou o caso e cobrou providências. “O racismo é crime e não será tolerado em hipótese alguma. Este Ministério exigirá uma investigação rigorosa e a aplicação das sanções cabíveis”, afirmou a pasta.
Confira o desabafo de Luighi após o apito final
Ver essa foto no Instagram
Bolsa Atleta 2026 Programa Bolsa Atleta 2026 tem inscrições abertas até sexta-feira
2ª Corrida Quilombo Distrito da Matinha recebe 2ª Corrida Quilombola com expectativa de até 800 atletas
Copa do Mundo Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Movilização Atletas baianos são mobilizados a fazer doação de sangue para reforçar banco de sangue da Hemoba
Redução de pena Justiça de SP autoriza redução de 160 dias na pena de Robinho
Clube de Barreiras Clube de Barreiras avança em processo de filiação à Federação Bahiana de Futebol 
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Tempo limpo



