A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até esta quinta-feira (6) para apresentar sua resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é acusado de envolvimento em uma possível trama para um golpe de Estado após as eleições de 2022.
A defesa do ex-mandatário havia solicitado um prazo de 83 dias para elaborar sua resposta, alegando que esse foi o tempo utilizado pela PGR para formular a denúncia e a falta de acesso completo aos documentos do processo. No entanto, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou o pedido e manteve o prazo de 15 dias para a apresentação da defesa, afirmando que Bolsonaro tinha “integral acesso aos autos e ao sistema”.
Com isso, os advogados de Bolsonaro devem protocolar a manifestação até o final do dia de hoje.
A PGR acusa Bolsonaro de cometer os seguintes crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Além da ampliação do prazo, a defesa de Bolsonaro pediu que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin se declarassem impedidos de julgar o caso. A alegação foi de que Dino, então governador do Maranhão, teria tido um conflito com Bolsonaro em 2021, enquanto Zanin, que atuou como advogado do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderia ser parcial no julgamento. No entanto, ambos os ministros afirmaram que estão aptos para analisar o caso.
O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE
Mudanças no Enem Inep descarta mudanças no Enem após polêmica: “Não há questões idênticas” 
Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas


