É muito difícil se conseguir abaixar o açúcar no sangue e por isso se deve diminuir o consumo dele. Isso porque é arriscado o grande consumo do açúcar por parte da população. “Um dos alimentos com mais calorias que se leva para casa é o açúcar. Isso é prejudicial porque a média de consumo de açúcar pelo brasileiro hoje é de 30kg por ano. Isso traz problemas a saúde. E o pior de tudo é que, além do açúcar, existem os carboidratos”, ressalta.
Quando comprar algo no supermercado, é preciso se observar a composição dele, principalmente em alimentos ultraprocessados. “É preciso prestar atenção no rótulo. Alguns deles tem o açúcar como segundo ou terceiro elemento em sua composição. Quando é assim, pode ser certeza que uma grande quantidade de açúcar está naquele produto. Molho de tomate, pão, biscoito, achocolatado, por exemplo”.
Existe ainda a desinformação que se comer açúcar dá diabetes. “O problema não é ingerir açúcar e ficar diabético. O problema é o sobrepeso e a obesidade, que são fatores que, aí sim, desenvolve o diabetes”. Existem ainda pessoas que estão pré-diabéticas. “São aquelas pessoas que levam um tempo com o açúcar e a glicose elevados”.
Um problema grave que acontece nas consultas é mandar aferir apenas a glicemia do paciente, quando é necessário de se fazer outros testes para saber se existe ou não a diabetes. “Tem um teste no sangue chamada de hemoglobina glicada que você precisa fazer. Ele é uma média do açúcar no seu sangue nos últimos 90 dias. É preciso ainda fazer o teste oral de tolerância a glicose para ver qual o comportamento do seu sangue durante um período”.
É preciso ainda fazer o controle do hormônio chamado insulina. “Ele não pode ser desregulado. Porque você não pode cansar o seu pâncreas e forçar ele a trabalhar mais. É esse hormônio que vai fazer que o açúcar que está circulando sem seu sangue entre na célula para trabalhar”.
A água abaixa o açúcar no sangue. “Consumir água não é modismo. Está comprovado que a água é importante para diluir o açúcar no sangue. Carboidratos também precisam ser controlados. O açúcar causa nas pessoas sensação de prazer, mas não vicia. O que leva ao diabetes é obesidade, sedentarismo. O importante é regular sua alimentação e fazer atividades físicas, ingerir água, tirar as gorduras saturadas e acabar com a história de bebidas adocicadas”.
Comer açúcar não é ruim, o problema é abusar dele. “É preciso moderação. Esse controle é fundamental. O que mata mais as pessoas é passar oito horas sentada. O sangue precisa circular. Tem chá que controla o açúcar no sangue, como o chá de camomila. Ele abaixa o nível de glicose e desinflama o corpo. Pode usar ainda o chá da cúrcuma que vai ajudar a baixar o seu nível de açúcar”.
Ouça o “Palavra de Médico” aqui.
Saúde TCE reconhece avanços da regulação na Bahia e Sesab rebate uso indevido de dados antigos em matéria de jornal
MP Provedor da Santa Casa de Cachoeira rebate informação contida em despacho da Promotoria de Justiça
Saúde Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético
Saúde Novembro Azul: Secretaria de Saúde vai intensificar ações de prevenção ao câncer de próstata
Novembro Azul Bahia registra a segunda maior incidência de câncer de próstata no país
Variantes do HIV Cientistas alemães descobrem anticorpo que neutraliza 98% das variantes do HIV 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



