Com 45 dias do seu mandato, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, fez uma avaliação desse seu novo mandato. Segundo ele, foram muitas ações fortes que estão sendo realizadas, como limpeza pública em todos os bairros da cidade, manutenção de canais, desobstruindo-os, obras de drenagem, acerto dos salários de novembro e dezembro dos trabalhadores da educação, saúde e social. “Em dezembro, as empresas fizeram um cronograma com esses funcionários e o cumprirão”.
O prefeito assumiu ainda o compromisso de zerar a fila de exames nos 100 dias e segundo ele isso tem avançado muito. “As pessoas que tinham exames e compareceram as clínicas de Feira para poder agendar o que estava atrasado de meses ou até mesmo de anos, 90% já estão agendados e grande parte já realizados. Vamos continuar nesse processo não apenas com os que já foram pedidos como também com os que estão sendo pedidos no presente”.
Ele conseguiu publicar ainda as licitações da Secretaria de Educação para aquisição de fardamento escolar, mobiliário, bebedouros, equipamentos que faltam em algumas escolas. Já estão ainda organizando a Micareta 2025 para que não fique nada para a última hora. “Estamos adiantando os processos da Micareta para que isso ocorra de forma tranquila e não chegar no dia com problemas. Estamos nos reunião com a Polícia Militar, Ministério Público e instituições que participam ativamente da festa”.
Está fazendo ainda com que o Cras, Creas, Caps, voltem a funcionar em suas comunidades. “Máquinas que estavam quebradas, grande parte delas estão em uso, trabalhando fazendo estradas. Continuamos fazendo o processo de recuperação delas porque algumas demoram um pouco mais para consertar. Transporte escolar funcionando plenamente com ampliação de algumas redes para atender a demanda do aumento de alunos que aconteceu na rede municipal de ensino”.
A iluminação pública está ainda fluindo naturalmente. “Vamos fazer um trabalho de colocação de braços de lâmpadas de LED em alguns locais que ainda não tem. Falamos com a empresa, que parece que teve alguns problemas e já os resolveu, que ela precisa adiantar e concluir o contrato que tem com a gente. Os processos de licenças ambientais na demora da liberação de alvarás estamos dando condições a Secretaria de agiliza-los”.
Está ainda colocando a ampliando o monitoramento da cidade, colocando câmeras no Centro de Abastecimento para melhorar a segurança no local em que já foi feito um faxinaço e está se reorganizando. “Queremos fazer um trabalho de reforma naquele entreposto comercial. A feira da Estação Nova também será feita melhorias das suas instalações como o telhado”.
Na próxima segunda haverá ainda a ordem de serviço para uma obra no valor de R$ 1 milhão na Mangabeira. “É a ampliação da sua unidade de saúde. Retomamos a internet da Prefeitura que estava desativada, inclusive colocando wi-fi em alguns locais da cidade e distritos. Foram trazidos mais ônibus para o transporte, com ar condicionado e em março chegarão mais deles. A Prefeitura paga ainda subsídios mensais para que o preço da passagem não seja caro. As sinaleiras das Av. Maria Quitéria e Getúlio Vargas foram melhoradas. Estamos estudando para trazer sinaleiras inteligentes. São 40 dias de intenso trabalho de muita força e muita luta”.
A Secretaria de Planejamento está ainda elaborando projetos determinados pelo prefeito e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) está nas ruas trabalhando em serviços de tapa buraco em vários bairros. “Está ainda nas ruas fazendo o trabalho de engenharia, topografia do projeto executivo para as drenagens que realizaremos na região do Campo Limpo, Panorama, Cidade Nova, Queimadinha, Feira X, Baraúnas e outros bairros com os técnicos da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA)”.
A Secretaria de Cultura está ainda estudando profundamente a questão cultural da cidade, garante o prefeito. Ele lembra ainda que, em pouco tempo, o Estádio Joia da Princesa, que não foi liberado pela Federação Baiana de Futebol para jogos devido as suas condições ruins, já foi liberado e pode ter jogos. “E vai ter jogos. Nos próximos dias o Jacuípense vai jogar. Eles pediram a liberação do Estádio e nós concedemos”.
São ações práticas e objetivas que vem sendo realizadas em todas as Secretarias, ressalta Ronaldo. “Estamos ainda abertos ao diálogo, recebendo a sociedade em nosso gabinete, nos reunindo com ela nos bairros. Estive no Panorama autorizando a desobstrução da rede e acredito que isso vai melhorar a questão das ruas. Na Mangabeira, me reuni com moradores em comerciantes da Av. Iguatemi, que eu tive o prazer de construir. Fui ainda a Mantiba, na comunidade da Conder, no Alto do Rosário, entregando escrituras, e na Gabriela verificando a questão da drenagem de uma rua”.
Precatórios
Sobre os precatórios que devem ser pagos aos professores de Feira de Santana, Ronaldo disse que autorizou essa semana em uma reunião a abertura de uma licitação para bancos ou empresas ofereçam condições para adquirir os precatórios de Feira de Santana. “Quem vai adquirir será a instituição bancária que apresentar a melhor proposta para o município. Esses recursos são parte dos professores e parte da Prefeitura. Isso vai acontecer de forma responsável e com a participação dos professores”.
O edital está sendo elaborado e Ronaldo espera que ele esteja concluso até a próxima terça-feira (18). “Após isso, faremos a publicação no Diário Oficial, tornando-o público”.
Hospital Municipal
Em relação a área para a construção do hospital municipal, o prefeito disse que ele será feito em uma nova que não a de onde fica atualmente a Secretaria de Saúde. Ele disse que está estudando isso de forma profunda. “Hospital não é posto de saúde ou uma policlínica. Não será um local para fazer atendimento de um dia. Será um que fará cirurgias para a comunidade de Feira de Santana. Os estudos estão sendo feito por técnicos e estudiosos, pessoas que entendam do assunto com grande profundidade e com grandes conhecimentos da área”.
Ronaldo espera que até o final de março possa conversar com o povo de Feira de Santana com mais profundidade. “Não vou falar sobre esse assunto que não seja com amplo conhecimento e com tudo aquilo que possamos mostrar na sua amplitude total. É preciso fazer tudo com muito cuidado. Se os estudos mostrarem que pode ser feito na Av. João Durval, tudo bem. Mas se não for lá já temos uma área de terra em um bom local de propriedade da Prefeitura. Não estou divulgando ainda onde fica porque temos que ter cuidado com essas coisas de área para não ensejar valorização de outros assuntos”.
Minha Casa, Minha Vida
O prefeito José Ronaldo assinou ainda um aditivo para a construção de um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Santa Mônica II, no fundo da Churrascaria Los Pampas. “O MCMV é um projeto do Governo Federal através da Caixa, mas os municípios participam ativamente dentro dele levando creches, escola, pavimentação das ruas, transporte, limpeza pública, benefícios ficais, isenções de pagamentos de impostos, energia para a sua instalação. Estamos realizando essas ações”.
Músicos da cidade
Foi anunciado que não será pago praticamente quase nada do que foi deixado pelo governo do ex-prefeito Colbert Martins aos músicos da cidade de Feira de Santana. Esses músicos foram atrações de eventos como festas em distritos e Micareta de Feira. Ronaldo negou a informação. Segundo ele, na Micareta 2025 ele pagará rigorosamente em dia, como sempre fez quando era prefeito. “Se eu pagar as atrações do passado, eu não pago a Micareta que eu vou executar. Não existem “dois dinheiros”, só existe “um dinheiro”. Não há nada empenhado na Prefeitura em relação a nenhum pagamento desse”, afirma.
Quando se encontra algo desse tipo, qualquer empresa, isso porque ele está gerindo a Prefeitura como qualquer outra empresa, ele precisa estar atento. “Se existe essas coisas para serem pagas, não existe nada em minhas mãos. Não há empenhos na Prefeitura a respeito desse assunto ou de outras coisas”.
Ronaldo ressalta que dizem que tem coisas a pagar do São João e Micareta, o que ele não confirma porque não há nada em suas mãos, e não foi pago no ano vigente, mesmo com todo o tempo que houve após as festas. “Como eu vou achar esse dinheiro se teve até oito meses que não foi pago e não teve esse dinheiro? As coisas tem que ser respondias com responsabilidade, segurança e firmeza. Não estou dizendo que não vou pagar, estou dizendo que aquilo que foi encontrado vai se encontrar ao longo do governo uma forma de se resolver com responsabilidade e segurança”.
O prefeito diz ainda que se for pagar o que há do ano passado, não consegue pagar o que está em vigência. “Eu não pago o que é de janeiro, fevereiro, março, não organizo a Micareta e terei que cancela-la porque não teria dinheiro para faze-la, iria pagar os eventos que aconteceram. O que fizemos é que em janeiro não fizemos nenhum evento. Haveria a Festa de Reis, em Tiquaruçu. Não houve. Em fevereiro não houve nenhum evento e em março e abril não haverá também nenhum evento festivo para que tenhamos a capacidade de fazer e pagar as despesas da Micareta”, explica.
Passando a Micareta, não haverá evento em maio. “Haverá só em junho, no São João. E aí apenas a Expofeira porque se o município ficar bancando esses eventos todos os meses não vai ter dinheiro para pagar a Micareta e fazer o São João e o São Pedro. A Prefeitura não tem de onde tirar dinheiro para fazer tantos eventos. Alias, somos a cidade que mais tem eventos no Brasil. Temos festa aqui todos os meses”.
Ele garante que assumirá todos os grandes eventos da cidade. “Vamos pagar eles, mas vamos ter que controlar as despesas nos eventos pequenos e que não são tradicionais. Porque se não pode acontecer a mesma coisa, vai contratar banda, som, palco, iluminação e não vai ser pago porque não tem dinheiro. Vamos fazer essa gestão ao nosso estilo, com segurança e firmeza e com o objetivo de cumprir os compromissos com o povo de Feira de Santana”.
Ronaldo volta a ressaltar que a Prefeitura não disse que não vai pagar, mas ela está agindo com tranquilidade, respeito e ao longo do governo vai se ver como vai pagar essas coisas. “A colocação correta é essa”, finaliza.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas