Foto: Divulgação
A pouca ingestão de água, além do consumo excessivo de destilados, carne vermelha (proteína) e sal são alguns dos motivos que tornam a urina mais concentrada, facilitando a formação dos chamados cálculos renais, alertou o cirurgião urologista Dr. Eduardo Cerqueira.
A litíase renal, popularmente conhecida como pedras nos rins, é uma condição médica caracterizada pela formação desses cálculos no trato urinário e, de acordo com o cirurgião Dr. Eduardo Cerqueira, estima-se que, aproximadamente, 15% da população brasileira possa ser acometida por essa condição, com cerca de 1,5 milhão de brasileiros apresentando algum tipo de disfunção renal nesse período mais quente do ano.
É importante chamar a atenção para o fato de que durante o verão, a incidência de cálculos renais no Brasil aumenta em até 30% em comparação com outras estações do ano. Para o especialista, esse aumento é atribuído às altas temperaturas, que levam a uma maior transpiração e, consequentemente, à desidratação. Além disso, a redução do volume urinário favorece a concentração de substâncias que podem formar cálculos. "Por isso, a necessidade de aumentar a ingestão de água e também, por sua vez, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente destilados e excesso de proteínas", alertou o urologista.
Dr. Eduardo Cerqueira - Foto: Divulgação
Segundo o Dr. Eduardo Cerqueira, a cólica renal, uma dor intensa causada pela movimentação dos cálculos no trato urinário, é um dos sinais mais comuns da doença. Porém, se torna mais frequente devido ao aumento na formação de pedras. Estudos indicam que o excesso de sódio e o excesso de cálcio na urina são as principais alterações metabólicas associadas à formação de cálculos, muitas vezes relacionadas a hábitos alimentares inadequados, conforme o cirurgião.
Dr. Eduardo Ceruqeira afirma que, para prevenir a formação de cálculos renais, especialmente no verão, o recomendável é aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, para manter a hidratação adequada, reduzir o consumo de sal e proteínas de origem animal, como carnes vermelhas; incluir sucos cítricos na dieta, pois contêm citrato, uma substância que ajuda a prevenir a formação de cálculos; praticar atividades físicas regularmente e manter um peso corporal saudável.
A adoção desses hábitos pode contribuir significativamente para a redução da incidência de litíase renal e cólica renal durante o verão brasileiro.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas



