Segunda, 13 de Janeiro de 2025 04:34
75 9 9702 9169
Feira de Santana Despedida

Colbert Martins se despede da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Ex-prefeito concedeu uma entrevista coletiva a imprensa de Feira na posse de José Ronaldo.

02/01/2025 09h06
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Colbert Martins - Foto: Boca de Forno News
Colbert Martins - Foto: Boca de Forno News

O agora ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, foi entrevistado no dia da posse do atual prefeito José Ronaldo. Colbert disse que agradece a Deus pela oportunidade que teve. “Estamos concluindo essa etapa e passando o comando do município para aquele que foi eleito. Ronaldo e eu fazemos parte do mesmo grupo e muitas das nossas pessoas continuam trabalhando. São pessoas de alta capacidade e competência e por isso me sinto muito a vontade em deixar o governo nas mãos dele”.

Colbert disse que deixa o governo bem organizado, estruturado e com algumas dificuldades que ele considera como previsíveis de acontecer. “Deixa o município com uma grande capacidade de investimentos. R$ 500 milhões que estão prontos para a mão de obra de infraestrutura urbana, pagamento de precatórios de professores e como também de outras obras importantes que o governo terá como começar, como a obra de drenagem urbana”, disse.

Ele disse que encontrou o município com algumas dificuldades que foram corrigidas, mas outras ainda precisam da mesma ação. “Porque são dificuldades de governo e não de prefeito”. Sobre a situação financeira do município, Colbert disse que tem recursos suficientes para a manutenção da Prefeitura. “Os funcionários públicos estão pagos em dia e faltam algumas terceirizadas um resto de outubro, novembro e dezembro que ainda não terminou. No passado aconteceu essas dificuldades e nós superamos. Isso faz parte da gestão. Se equilibra e se equilibrará com tranquilidade”.

Em quatro anos de trabalho, o ex-prefeito ressalta que foi feita uma projeção grande de perspectivas, contatos bons feitos fora da cidade. “A presença no G20 foi importante para mostrar que precisamos não esquecer que nossa cidade estava alagada em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Esse período foi de muito trabalho e esforço para uma construção cada vez melhor da cidade. Essa é uma vitória de um grupo”.

Governo Ronaldo

Muitas pessoas de seu governo participam do atual e Colbert considera isso como uma participação sua. “As relações que mantemos com Ronaldo e com Pablo indicam que participaremos mais. Quando menos falamos e agimos é melhor”.

Processos empenhados

Vários processos estão empenhados para pagamento, ressalta. “Alguns outros estão sendo resetados para novas etapas a partir de janeiro. Não tem dificuldade nenhuma. Não demitimos ninguém e temos hoje empresas que garantem aos seus funcionários todos os direitos trabalhistas”.

Futuro político

Colbert ainda não sabe o que fará e precisará de tempo para pensar em seu futuro político. “Vamos pensar em como fazer a nossa atividade imediata. Eu volto para Uefs, sou funcionário de lá, e me apresento como trabalhador”.

Investimentos

Os investimentos que ele ressalta de seu governo são os realizados na educação. “Foram investimentos estruturantes. Ampliamos as ações. Se os investimentos do Fundeb tivessem chegado antes teríamos uma realidade diferente. Se chegasse, não existiria nem um terço dessas pendencias que estão ainda aí”.

Colbert diz que esses investimentos foram bem divulgados, mas a maturação do desenvolvimento de educação é mais lenta. “Essas coisas não acontecem rápido. Escola não é apenas fazer escola, mas preparar professores e alunos. Fiz o que deveria fazer da melhor forma e esses reflexos deverão acontecer nos próximos anos. Estamos preparando Feira para um grande salto de futuro”.

O nome da sua mãe foi dado a nova sede da Secretaria de Educação, onde também existe uma escola para crianças especiais. “Mas mais importante que isso é treinar professores para essa nova realidade com inteligência artificial. Tomara que possamos fazer isso. Se não tivermos feito isso permaneceremos com muito tempo de atraso”.

Falha

Uma falha que ele acha que cometeu foi a de não terminar o projeto do centro da cidade. Ele concluiu apenas a Av. Salles Barbosa e a Rua Marechal Deodoro não foi concluída. “Eu deveria ter concluído. Falhamos nessa questão de não concluir o projeto Centro como ele está projetado para transformar o centro em um grande lugar de desenvolvimento”.

Rodoviária

A rodoviária é um assunto que ele levantou muitas vezes, mas que depende do Governo do Estado, como foi feito em Salvador. “É importante que ela vá para outro lugar”.

Como prefeito

Ele diz que se sente como alguém que trabalhou. “Sou humilde por ter tido a oportunidade de ter feito o que fiz pela cidade. O futuro mostrará isso”.

Câmara de Feira

Em seu governo, Colbert disse que a Câmara apenas fez com que o atraso chegasse para a cidade e a questão do Fundeb é um exemplo disso. “São mais de quatro meses de atraso. O mesmo com a aprovação dos recursos para fazer obras de infraestrutura urbana que tem mais de três anos de atraso. Espero que a nova gestão tenha outro tipo de conduta em relação ao que diz respeito a cidade. Não foi um prejuízo para mim, mas um atraso grande para a cidade”.

ICMS

O ICMS repassado pelo Governo do Estado já está em caixa, diz Colbert. “E vai entrar até sexta mais recursos antecipados da arrecadação que houve. Mas entra em restos a pagar como recursos para serviços”.

Proventos

Algumas pessoas tentaram receber proventos que não tem direito, como Denilton Brito. Colbert afirmou que tem pessoas que tem direito a uma personalização específica, mas esse processo não poderia ser feito da forma que foi feito. “Assim que tomei conhecimento, mandei que fosse suspenso. Esse tipo de situação deve ser individualizada e será feita da forma legal sem nenhuma dificuldade”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.