O vereador reeleito de Feira de Santana, Jurandy Carvalho (PSDB), e defensor da zona rural da cidade, foi entrevistado no programa Boca de Forno. Na oportunidade, ele falou sobre uma questão relacionada a localidade de Fazenda Amarela. Jurandy afirmou que já está sendo instalado um local que trabalhará com a psicultura. “Uma empresária do ramo de piscicultura, a Tate, está instalando uma piscicultura que vai produzir 100 mil quilos de peixe por mês, a partir do mês de março de 2025, no distrito de Ipuaçu”, disse.
O vereador considera isso como uma grande conquista da população do distrito. “Temos quase 40 quilômetros de água nos rios Guiada, Cavaco e Jacuípe. Essa fazenda está instalada entre o Cavaco e o Jacuípe e vamos ter esse grande feito, que é grande para a Feira de Santana”.
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através do prefeito Colbert Martins, está dando a infraestrutura. “Se trouxer uma grande estrutura como a que está instalada em Glória, na cidade de Paulo Afonso, ficaremos muito felizes”.
Jurandy conta como conseguiu trazer esse empreendimento para Feira de Santana, como vereador do município. “Conheci a empresária Tate e a levei para conhecer o Jacuípe. Quando mostramos o potencial enorme que temos, ela ficou apaixonada. Dois meses depois adquiriu uma área e logo depois deu entrada no licenciamento. Ela conseguiu e agora já está criando e produzindo tilápia em cativeiro. O pessoal também está produzindo o Panga”.
O vereador acredita que o distrito tem capacidade para ser um dos grandes produtores de peixe do Brasil. “Com a chegada desse primeiro empreendimento teremos outros que virão atras”. Em relação à geração de emprego e renda para a região, a perspectiva, diz Jurandy, é de gerar quase 50 empregos diretos e indiretos. “Claro que vai gerar muito mais na questão da venda do produto, do subproduto e com certeza vamos alavancar aquela região e torna-la próspera”.
Segundo mandato
Ele também falou sobre como será seu mandato nesse segundo e como pretende conduzi-lo no que diz respeito a zona rural. “Vamos discutir e ouvir mais. Já sabemos mais ou menos o que é que a zona rural precisa. São poucas coisas como a questão da correção do solo e vamos brigar com o prefeito para ter isso. Tem ainda a questão da limpeza das aguadas, da construção de novas aguadas, da criação de reservatórios para o pessoal permanecer no campo, adquirir novos maquinários”, falou.
Jurandy disse que estará cobrando isso do prefeito para que se dê uma alavancada desse segundo mandato no campo. “A zona rural tem 120 mil pessoas, dessas 58 mil são eleitores e precisamos trabalhar firme e forte para o progresso dessas pessoas que estão lá”.
O vereador disse que tem conversado com o prefeito eleito, José Ronaldo e Carvalho, sobre esses pleitos relacionados a zona rural. “Tenho conversado com ele e vou aprofundar as conversas para que possamos traçar um plano de desenvolvimento. O secretário Alexandre Monteiro fez um plano de desenvolvimento para que começássemos a colocar em prática e vamos aperfeiçoar mais ainda para que possamos ver e ter uma zona rural cada vez mais próspera. E para isso dependemos muito do prefeito José Ronaldo”, finalizou.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas