Enquanto a Bahia enfrenta um surto de dengue, com 231.603 casos prováveis registrados até 9 de novembro de 2024 – um aumento de 407,9% em relação ao mesmo período de 2023 –, Feira de Santana celebra uma queda significativa nos casos da doença nos últimos meses. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a dengue já causou 157 mortes no estado este ano, atribuindo o crescimento ao clima e aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Em Feira de Santana, apesar de registrar 7.640 casos confirmados de dengue em 2024 – o segundo maior índice em 12 anos –, os números mostram uma queda. Após um pico no primeiro semestre, o município teve apenas cerca de 80 casos em setembro e 52 em outubro, uma redução de 35%, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A redução é reflexo de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura, que intensificou a pulverização de inseticidas com bombas costais e motos fumacê, além de distribuir mais de 12.200 capas de proteção para caixas d´água, evitando o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito. Além disso, os agentes de endemias realizaram mais de 816 mil visitas domiciliares, orientando a população e implementando o bloqueio da transmissão.
Outro fator determinante foi a campanha de vacinação contra a dengue, direcionada a jovens entre 10 e 14 anos. Até o momento, 26.670 doses da vacina foram aplicadas, protegendo uma faixa etária considerada vulnerável.
O município segue monitorando os casos e mantém ações contínuas de combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de consolidar a redução de casos e proteger a saúde da população.
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas