Enquanto a Bahia enfrenta um surto de dengue, com 231.603 casos prováveis registrados até 9 de novembro de 2024 – um aumento de 407,9% em relação ao mesmo período de 2023 –, Feira de Santana celebra uma queda significativa nos casos da doença nos últimos meses. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a dengue já causou 157 mortes no estado este ano, atribuindo o crescimento ao clima e aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Em Feira de Santana, apesar de registrar 7.640 casos confirmados de dengue em 2024 – o segundo maior índice em 12 anos –, os números mostram uma queda. Após um pico no primeiro semestre, o município teve apenas cerca de 80 casos em setembro e 52 em outubro, uma redução de 35%, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A redução é reflexo de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura, que intensificou a pulverização de inseticidas com bombas costais e motos fumacê, além de distribuir mais de 12.200 capas de proteção para caixas d´água, evitando o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito. Além disso, os agentes de endemias realizaram mais de 816 mil visitas domiciliares, orientando a população e implementando o bloqueio da transmissão.
Outro fator determinante foi a campanha de vacinação contra a dengue, direcionada a jovens entre 10 e 14 anos. Até o momento, 26.670 doses da vacina foram aplicadas, protegendo uma faixa etária considerada vulnerável.
O município segue monitorando os casos e mantém ações contínuas de combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de consolidar a redução de casos e proteger a saúde da população.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



