O vereador eleito pelo município de São Félix, Hadson Oliveira, esteve no programa Rádio Total, das Rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM, ancorado pelo radialista Nivaldo Lancaster, para falar sobre sua eleição. Hadson é também presidente da União São-felista e esteve, inclusive, na iminência de ter sido candidato a prefeito pelo grupo, liderado pelo atual prefeito Alex Sandro. Candidato a vereador, pela primeira vez, conseguiu a sua eleição. “Pretendia concorrer ao cargo de prefeito na cidade, mas ouvimos nossos pares e devido as pesquisas em que o vereador José Geraldo estava a frente, eu, para não ficar de fora do percurso político que já vinha almejando desde 2020, decidi sair candidato a vereador”, disse.
Hadson disse que recebei 453 votos de confiança da população de São Félix, sendo o primeiro mais votado do seu partido, o Republicanos, e o terceiro mais votado entre todos da cidade. “A partir de agora parto da perspectiva de construir um mandato coletivo, compartilhado, porque sempre fiz um trabalho de base na cidade com a filarmônica. Além disso, o trabalho político através do nosso deputado federal Marcio Marinho, presidente do Republicanos na Bahia, que já tinha encaminhado cinco emendas parlamentares para a cidade desde 2019”.
Foram entregues, através dessas emendas, um trator agrícola, carro do Conselho Tutelar, computadores, emenda para a Filarmônica com instrumentos musicais e por último um projeto de psicultura no Rio Paraguassu. Está sendo feito estudos para que fosse escolhido locais que são possíveis a colocação do projeto. São 40 tanques que serão divididos entre as regiões das localidades 135, Salva-vidas e no Pilar. “Com tanques, rede, tudo o que precisa para colocar em prática esse projeto. Ele irá para alguns bairros na zona rural. Já tive o primeiro contato com a Bahiapesca onde vamos poder implanta-lo com alevinos, curso de formação para os moradores”.
O projeto será cuidado pelas associações. “Nosso projeto é entregar, dando a eles o curso de formação, falando sobre a importância dele, da renda que irá propiciar a esses moradores, do cuidado que deve ter com ele porque não é só arrecadar, é ter controle”. Com isso, ele mostrava aos eleitores que tinha trabalho prestado. “Não chegava de mãos vazias em suas casas. Mostrava a eles tudo o que já tinha feito, o que facilitou e pudéssemos ter êxito nessa eleição”.
Hadson disse ainda que será tranquilo dividir o seu mando com a presidência da Filarmônica. “Cada papel terá o seu fator social. Minha raiz é cuidar das crianças e adolescentes para que possamos fazer esse trabalho. Continuarei presidente até 2025 e intercalaremos com esse desafio que é ser vereador do município. Agora não sou vereador de comunidade, mas da cidade. Claro que daremos apoio a nossas raízes, mas nosso papel é cuidar da cidade de São Félix”.
Trabalho de vereador
São sete vereadores eleitos dentro do seu grupo político, dos 9 que tem na Casa. “Vamos fiscalizar, ajudar o prefeito, buscando novas emendas parlamentares. Além disso, farei indicações porque na corrida eleitoral apresentei um compromisso e minhas propostas do que fiz e do que pretende fazer. Um projeto de lei que quero colocar é um que chama “Meu Primeiro Estágio”, que vai favorecer alunos do ensino médio e universitários a estagiar nas repartições públicas do município”.
As vagas seriam disponibilizadas através de um edital e cada setor abriria suas vagas. “Os alunos se inscrevem e terão direito a uma bolsa para que tenham essa oportunidade de ter experiência de estagiar em uma repartição pública da Prefeitura. O que falta para os jovens é oportunidade e esse projeto é para que eles consigam ter uma experiência de primeiro emprego”.
Reunião com o prefeito
Hadson conversou pouco com o prefeito eleito, José Geraldo. “Tivemos poucas oportunidades de sentar para podermos ter discussões. Ele está no momento de formar o seu governo, em transição. Está organizando as Secretarias e estamos dando esse tempo para que possamos ter uma conversa para estarmos juntos nesse mandato, que é uma renovação dentro do grupo. Ele tem tudo para fazer um excelente mandato”.
Eleição na Câmara
Questionado sobre se já há algum candidato no grupo e se ele já tem em quem votar, Hadson disse a discussão está “em off”. “Já tem vereadores que tem o desejo, assim como eu também tenho, mas nada ainda. Está nos bastidores e estamos aguardando o desejo de cada vereador. Todos têm a possibilidade, o querer e o desejo de ser presidente para dar sua contribuição na Câmara, mas estamos aguardando as movimentações”.
A eleição para presidente acontece no dia da posse, 1º de janeiro de 2025. A diplomação acontecerá no dia 17 de novembro, no Fórum da cidade. Ele conclui agradecendo ao povo que votou nele, na sede e na zona rural. “Quero ser um vereador, atuante, de projetos, indicações porque São Félix merece coisas maiores. Vamos lutar para que ela esteja entre os pilares das cidades baianas em todos os índices, educação, saúde, assistência social. A cidade merece”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo