O ex-vereador Frei Cal, que também já foi superintendente da Rádio Sociedade News FM, quando na época era a Rádio Sociedade de Feira de Santana 970AM, esteve no programa Boca de Forno News deste domingo (3). O objetivo era falar sobre o Afro Conecta, evento que vai acontecer na próxima terça-feira (5), no Centro de Cultura Amélio Amorim, através da iniciativa do programa Sociedade e Você, em parceria com o Amigos do Evangelho e do Levante a Voz. “Nós estamos trazendo para Feira de Santana a escritora doutora Bárbara Carine, que é uma das maiores referências hoje na questão da literatura negra”, disse
Bárbara é doutora em Química, dona da Escola Maria Felipa, que tem em Salvador e no Rio de Janeiro. “Ela mora no Rio e está vindo para Feira de Santana participar desse evento onde nós vamos abrir o mês da Consciência Negra. Além de Bárbara Carine, evidentemente que é esperado por todos, nós vamos ter também várias outras atrações como Gilsam, o reggae man que todos conhecem, que vai abrir o evento. Também haverá a presença de Carmen Silva, uma das maiores dançarinas de dança afro de Feira de Santana. Vamos ter várias pessoas expondo seus produtos e serviços com estandes na área externa do Amélia Amorim, além do grupo de capoeira de São Francisco, o Samba de Mães”.
O evento pretende ainda homenagear mais de 20 personalidades feirenses que tem o trabalho voltado para a questão racial e haverá a declamação de poesia. “Uma grande programação. O evento começa às 17 horas e vai até às 22 horas. Nós abrimos as inscrições para esse evento no dia 27 de agosto e no dia 28, em menos de 24 horas, esgotou todos os espaços”.
Frei Cal ressalta que Bárbara Carine é realmente hoje uma referência a nível nacional, uma das maiores escritoras que se tem no Brasil. “Ela estará conosco partilhando sobre a luta do combate ao racismo e também educação antirracista”.
São ao todo dez expositores, com uma diversidade de produtos. “Temos inclusive gente de Salvador que está vindo para participar”. Frei Cal ressalta que o racismo é fruto de uma ignorância, de um passado escravocrata e de um período colonização no nosso país, mas que as pessoas infelizmente alimentam isso até hoje. E como é que combatemos isso? Com educação. E educar não é só na sala de aula. Você educa também através do rádio. É por isso, inclusive, que o evento será transmitido pela Rádio Sociedade News. Educamos também através da literatura, dos livros e é preciso ler muito”.
Conforme o ex-vereador, é preciso conhecer a história do Brasil, saber o que foi que aconteceu e então fazer uma nova história. “Dessa forma vamos combatendo o racismo. Entrevistei adolescentes, jovens, que trabalham a questão racial aqui em Feira de Santana; É dessa forma que a gente educa e vai mudando a sociedade”.
Frei Cal convida a todos para participar do Afro Conecta. “É um evento para balançar Feira de Santana. O nosso objetivo é justamente proporcionar também esse tipo de evento na cidade. Estamos realmente com muita expectativa porque vai ser uma grande festa, uma grande celebração, um momento de partilha, um ano de reflexão, mas um momento sobretudo de celebra e de reconhecer as lutas, as vitórias que vem acontecendo há muito tempo, apesar do racismo”.
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas