O prefeito eleito da cidade de Santo Amaro da Purificação, Flaviano Bomfim (UB), foi o entrevistado da manhã desta terça-feira (8) do programa Rádio Total, das Rádios Paragussú FM e Santo Amaro FM, ancorado pelo radialista Nivaldo Lancaster. Ele disse estar muito feliz com a sua eleição e agradeceu a população pelo tratamento que recebeu na campanha. É a segunda vez que ele é prefeito da cidade. “Estou pronto, preparado e querendo ser prefeito de novo da cidade. Tenho uma relação que hoje posso dizer que é de amizade com o vice e estamos imbuídos em reconstruir Santo Amaro que está agonizando”, disse.
Além do plano de governo, ele disse que ambos já estão pensando em algumas ações que farão, principalmente na saúde que começarão a partir 1º de janeiro. “Precisamos estabelecer a saúde de alta e média complexidade e a atenção básica de Santo Amaro. Hoje, infelizmente, o povo vem sofrendo e nem medicamento se acha nos postos de saúde. A Santa Casa não regula ninguém, não tem atendimento, não tem medicamento. Está um caos total. Nossa prioridade é a saúde”, disse.
Uma prioridade é a clínica pediátrica, que é um clamor da população, e o Centro de Atenção aos Autistas. “Reafirmo também esse compromisso. Queremos ainda dar oportunidade aos filhos da terra, aos profissionais de Santo Amaro para que ele possa fazer um trabalho e vestir a camisa da gestão e do povo”.
A equipe de transição já vai ser montada e ele disse que espera que a atual gestão a faça de forma diferente. “O marido dela em 2016 que não fez a transição e tivemos que entrar com uma liminar que mesmo assim ele não acatou. Entramos no governo no escuro. Espero que ela faça diferente dele, mesmo sabendo que quem manda é ele e ela obedece a ele”.
Logo após a transição, ele montará a equipe de governo. “Nosso secretariado, coordenadores e administradores. Serão pessoas capacitadas que tenham interesse de trabalhar por Santo Amaro e não estejam ali apenas pelo salário. Eles vestirão a camisa e farão junto com a gente uma boa gestão”.
A equipe que ele montará será diferente da de 2016. “Uma gestão nova teremos gestores novos. Não menosprezando os que passaram com a gente. Vamos ver o que erramos no passado para não errar novamente. Vamos dar repaginada e uma oxigenada em nossa nova gestão”.
Sobre o secretariado, Flaviano disse que já tem algumas coisas programadas e logo logo todos saberão. “Cásar terá participação ativa no governo e não será apenas um gabinete de vice na geladeira. Já estamos discutindo a questão de secretariado, de pessoas comprometidas e preparadas para trabalhar com a gente. Ele será um prefeito como eu. Não sou vaidoso. Minha meta de chegar à Prefeitura não é pelo poder ou dinheiro, é para realizar as coisas que tanto sonhamos”.
Ele disse ainda que discutirá com as comunidades o que deverá ser feito em Santo Amaro e a gestão. “Vamos ouvi-los. Às vezes você colocar uma praça em uma comunidade e eles não querem isso, querem um posto de saúde avançado. Precisamos ouvi-los e atender de imediato o seu comando. Queremos fazer um governo participativo: a Prefeitura sair da sede, ir para as comunidades, ouvir a população e agir”.
Na zona rural, o prefeito eleito disse que além de tratar das estradas vicinais, vai fomentar a agricultura familiar. “Há uma evasão hoje na zona rural. Seu povo está indo embora para as grandes metrópoles por falta de escoamento da produção. Estamos dialogando com algumas empresas para que possamos fomentar a produção da mandioca, milho e soja para que possamos valorizar esse povo que tanto trabalha”.
A cidade ainda tem vários pontos na zona rural que precisa ter água de qualidade. “É uma proposta nossa. O produtor precisa da água para produzir. Muitas mulheres pedem casas de farinha nessas localidades. Vamos fazer um trabalho de fora para dentro”.
Assim que assumirem, já virá a Festa da Purificação. Questionados sobre se já há uma movimentação, eles disseram que sim. “Já estamos fazendo contato com alguns patrocinadores para que possamos ter apoio e não usar tanto o dinheiro da máquina pública para fazer essa festa. Ela é importante não só para Santo Amaro como também para o estado da Bahia porque é uma tradição, fomenta a economia, movimenta e eleva o nome da cidade, mas precisamos de apoio da iniciativa privada”.
O vice-prefeito, César do Pão, lembrou que durante a campanha sempre dizia que a união política que precisava ser feito aconteceu e que bastava apenas o povo ser honesto com ele mesmo, não dando confiança mais a quem não merecia. “O povo assim fez. Uma vitória histórica, com mais de 20 mil votos e agora temos a grande responsabilidade de cuidar da nossa gente e da nossa cidade. Estou tão pronto, preparado e querendo como Flaviano e juntos vamos caminhar incansavelmente, dia a dia, nos próximos quatro anos para colocarmos em prática os nossos projetos”.
As ações serão a curto, médio e longo prazo. “Não será em quatro anos que nós resolveremos todos os problemas que existem em Santo Amaro. A prioridade das prioridades é a saúde, mas conhecemos as prioridades da educação, como pagar o piso dos professores, da infraestrutura, com a cidade devastada tanto na sede como nos distritos, a valorização da nossa cultura, o fortalecimento do comércio e movimentar a máquina com pessoas técnicas, capacitadas, para reconstruir a cidade e o povo ter a cidade que merece”.
Em relação a saúde, César ressaltou que ainda terá, na área da saúde, o Centro de Atenção a Saúde da Mulher, com exames rápidos, preventivo, mamografia. “Iremos ainda capacitar e valorizar os agentes de endemias e de saúde. Faremos uma saúde melhor através da prevenção. Estamos prontos para fazer a saúde funcionar”.
Sobre a zona rural, o vice-prefeito eleito disse que ela está completamente abandonada. “Para você ter uma ideia, do Moringa até o posto são 10 km e hoje você faz esse percurso em mais de uma hora. Da Cepel até o Jambeiro, que também são 10 km, a mesma situação. Agora próximo a eleição que colocaram uma máquina na região da Lama Branca. O povo está vivendo em total esquecimento e nós, a partir de janeiro, iremos fazer com que o povo da zona rural, dos distritos, comece a ter as melhorias que merecem e tem direito”.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado