Mais de 1,6 mil candidatos ao cargo de vereador nas eleições municipais deste ano não tiveram sequer um voto e a maior parte deles está na Bahia. É o que mostra o levantamento do Metrópoles junto a dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na segunda-feira, 7.
De acordo com a pesquisa, a Bahia aparece na liderança, com ao menos 268 candidatos sem qualquer registro de votos. Outros 214 concorriam em cidades de São Paulo e 193 disputavam em municípios mineiros.
Já em relação ao gênero, há um maior equilíbrio, uma vez que o levantamento identificou 843 candidatos que não registraram qualquer voto e 802 candidatas.
Ainda que não tenham computado um voto sequer, mais de 400 candidatos a vereador garantiram a suplência. Apesar de em tese os suplentes poderem assumir o cargo que pleiteavam na ausência do titular, por exemplo, no caso de morte ou licença para assumir outro posto, na prática a legislação eleitoral exige que, para os cargos no Legislativo, os candidatos alcancem pelo menos 10% do quociente eleitoral para ter direito ao mandato.
Apesar de curioso, o fato de um candidato não votar nem mesmo em si não representa ilegalidade. Ainda assim, em pleitos anteriores, a falta de votos aliada a um grande volume de receitas serviu de indício do uso de candidaturas laranjas.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



