O vice-prefeito eleito, o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), fez uma avaliação desta eleição. Segundo ele, a avaliação é muito positiva. “Foi uma eleição disputada em que nós tivemos a oportunidade de trabalhar muito. Pablo Roberto e José Ronaldo trabalharam em unidade por amor à Feira de Santana, pensando no bem dela, projetando-a para o futuro. Deu muito certo porque o povo de Feira entendeu isso e fez com que nós pudéssemos vencer a eleição”.
Conforme Pablo, agora é hora de descer do palanque, arregaçar as mangas e trabalhar muito para que Feira de Santana possa continuar crescendo, atraindo investimentos e fazendo com que a sua economia possa crescer e o povo de Feira possa realmente ter o sentimento de que aqueles que estão na gerência da cidade estão retribuindo a sua confiança.
Sobre o seu como vice, Pablo disse que vai ser de muito trabalho. “Vamos trabalhar muito pela cidade. Quem acompanham meu trabalho ao longo desses quase 25 anos sabe que todas as oportunidades que tive tanto, no Legislativo como no Executivo, foi de muita entrega, trabalho e dedicação. E assim será. Estarei ao lado do Zé Ronaldo trabalhando muito por Feira, ajudando a construir uma Feira como cada dia melhor para o seu povo”.
José Ronaldo disse que esse seria o seu último mandato como prefeito da cidade. Questionado sobre qual foi a conversa que eles tiveram para que ele pudesse aceitar apoia-lo, se seria ou não ele o seu sucessor, Pablo disse isso só vai acontecer daqui a quatro anos e ainda falta “muita água para rolar debaixo dessa ponte”.
“Não teve conversa nenhuma em relação a isso. A nossa conversa foi sobre o cenário atual, sobre o futuro, mas o que nós conversamos muito foi sobre o momento de 2024 a 2028 no que diz respeito a gestão. Falamos muito acerca do plano de governo que eu construí quando fui pré-candidato a prefeito de Feira, ele também sobre o seu construído junto com sua equipe, e com a experiência que ele tem de muitos anos como prefeito por quatro vezes da cidade”.
Agora, eles querem montar a equipe de governo, apresenta-la para a cidade até o final do ano e a partir de 1º de janeiro começar a trabalhar muito por Feira de Santana e para o seu crescimento. A prerrogativa é do prefeito de montar essa equipe, mas pela relação de confiança, de amizade que eles têm, é claro que eles irão conversar muito. “Já estamos conversando muito sobre isso e vamos continuar assim até que a equipe esteja montada e que possamos dizer para a cidade quem são aquelas pessoas que irão nos ajudar a administrar Feira de Santana”.
Pedro Américo, pessoa da confiança de Pablo, foi reeleito vereador. José Carneiro, de confiança de José Ronaldo, também. Sobre como será discutida a presidência da Câmara, Pablo disse que esse é um assunto para a Casa resolver. “Nem Pablo, nem Zé Ronaldo vai se intrometer nisso. São muitos os vereadores que foram reeleitos, alguns que foram eleitos também, que tem uma relação de respeito e de confiança com Zé Ronaldo e comigo. Fui vereador duas vezes, eu sei como é que funciona isso. Sei o tamanho da confusão que isso dá se não for muito bem conduzido, se a câmara permitir que outras pessoas interfiram nisso”
A posição que tomarão sobre esse assunto é de neutralidade. “Nós tomaremos um posicionamento de deixar que a Câmara Municipal, que os seus vereadores decidam. Lá tem muitos nomes, quadros importantes, muitos com capacidade, condições de presidir o Poder Legislativo em Feira de Santana. É um assunto para eles resolverem”.
Questionado sobre se pretende ocupar uma Secretaria, Pablo diz que essa é uma conversa que certamente ainda vamos terá. “O nosso compromisso e as condições que nós estamos tratando até aqui é que eu posso assumir, de fato, a vice-prefeitura e ficar ao lado do Zé Ronaldo ajudando administrar a cidade, nessa interlocução, na conversa diária, na administração da cidade. Claro que nós, quando começar esse movimento de montar a equipe, se na avaliação do grupo for de que eu tenho condições, de que eu posso ajudar em alguma Secretaria do governo, vamos avaliar essa possibilidade de tomar essa decisão”.
O plano de governo é uma junção do que foi feito por Pablo e por Ronaldo. “Nós fizemos uma junção dos nossos planos de governo que construímos na pré-campanha. E ele reafirmou que vai cumprir todos os compromissos. Nós não fizemos promessas em lugar nenhum que nós passamos, mas nós assumimos os compromissos nas áreas de mobilidade, arte, educação, transporte público, saúde. E vamos trabalhar muito para que eles possam ser cumpridos até porque é uma marca muito forte. Quem acompanha José Ronaldo, ao longo da sua trajetória de vida, sabe que quando ele empenha a palavra, trabalha muito, se esforça para que seja cumprida. E agora não será diferente”.
Existem muitas críticas em relação ao secretariado. Ronaldo garantiu que iria renovar os nomes. Pablo ainda não sabe precisar o que será renovado. “Até porque, muitas das pessoas que fizeram parte do governo de José Ronaldo no primeiro escalão não fazem parte do atual governo. Houve, desde que Colbert assumiu a Prefeitura em seu segundo mandato, uma renovação muito grande do Secretariado. Muitos. Não sei se tem hoje três secretários que fizeram parte do governo José Ronaldo. Mas ele assumiu esse compromisso público também, que vai fazer um governo novo, com pessoas novas, que ainda não tiveram a participação em governos aqui na cidade. Eu estou muito otimista e confiante que de fato isso possa acontecer”, finaliza.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado