A 156ª Zona Eleitoral de Feira de Santana decidiu suspender a divulgação dos resultados da pesquisa do Instituto Economic registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-09960/2024, atendendo a um pedido de liminar feito pela Coligação "Pra Fazer o Futuro Acontecer", do candidato a prefeito Zé Neto (PT). A decisão foi proferida pela juíza eleitoral Marcela de Azevedo Rios Coutinho após a análise de uma impugnação que apontava irregularidades na metodologia da pesquisa.
A coligação, representada pelos advogados Alfredo Juca de Albuquerque Pimentel Neto e Janjorio Vasconcelos Simoes Pinho, alegou que a pesquisa, realizada pela empresa Economic Cat Administração Pública, Empresarial e Marketing Ltda, apresentava diversas falhas que comprometiam sua validade. Entre os problemas citados, estavam a falta de informações sobre a quantidade de entrevistados por região e a ausência de questões relacionadas ao nível econômico dos participantes.
Além disso, a impugnação contestou a legalidade das perguntas formuladas na pesquisa, afirmando que uma delas excluía um dos candidatos em simulações de segundo turno, o que poderia induzir o eleitor a uma escolha tendenciosa. A coligação solicitou ainda que a empresa fornecesse cópias do sistema de controle e verificação utilizado na coleta de dados.
Em sua decisão, a juíza reconheceu a legitimidade dos impugnantes e a necessidade de suspender a divulgação das perguntas que foram consideradas irregulares, especificamente aquelas que excluíam um candidato e que indagavam sobre a frequência de ouvintes de emissoras de rádio. A magistrada também impôs uma multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento da ordem.
Mais polêmica envolvendo a pesquisa
Ontem o deputado estadual Robinson Almeida (PT) já tinha colocado a credibilidade da pesquisa em xeque ao revelar a relação do candidato do União Brasil, Zé Ronaldo, com quem contratou e executou o levantamento estatístico. O estudo foi contratado pelo ex-candidato a vereador pelo PPS, da base de apoio de Zé Ronaldo, o jornalista Joilton Freitas. O instituto pertence a Amarildo Gomes, que também tem proximidade com o candidato do União Brasil, concorrendo cinco vezes à Câmara de Vereadores na cidade.
Joilton Freitas atuou como coordenador de comunicação da Câmara de Vereadores de Feira em dois momentos, entre 2006 e 2008, e em 2013, em articulações que teriam envolvido diretamente Zé Ronaldo, prefeito nos períodos citados. O legislativo na época também era presidido por vereadores do União Brasil (na época Democratas), Justiniano França e Alcione Cedraz.
“Os fatos sugerem que a credibilidade da pesquisa está em xeque, uma vez que tanto quem contratou quanto quem realizou o estudo tem vínculos com o candidato interessado na disputa”, avaliou Robinson Almeida. “Essa parcialidade, naturalmente, pode influenciar o resultado, em benefício do candidato do União Brasil”, opina o parlamentar. “Assim, seu resultado tem que ser encarado com ceticismo, já que a integridade dos dados não são confiáveis”, enfatizou o legislador.
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



