O ex-jogador de futebol Edvaldo Santiago Oliveira, mais conhecido como Beg, falou sobre os seus projetos na área social que desenvolve na cidade de Muritiba. Ele disse que o futebol proporciona coisas muito boas como educação, vida saudável. “O futebol é vida, saúde. É tudo. Agradeço a Deus por jogar futebol em minha vida praticamente toda, desde os seis anos de idade. Agradeço a oportunidade de estar com essa rapaziada que nos ajuda e está sempre nos apoiando porque a criminalidade do jeito que está precisamos ajudar de algumas formas as famílias e nada melhor do que o futebol para tirar essa garotada de estar fazendo coisas erradas”, disse.
O início da sua vida como atleta se deu em uma escolinha de futebol com o professor Nanau, em Muritiba, aos seis anos. “O professor é uma pessoa muito importante para o nosso município e sempre que tenho a oportunidade falo dele porque foi com ele o início de tudo. Depois da escolinha, a primeira seleção que eu joguei foi a de Governador Mangabeira. Aí fui para Cachoeira e Santo Amaro”.
Em 1999, quando esteve pela seleção de Cachoeira, foi para o Fluminense de Feira, onde ficou um ano para disputar o Campeonato Baiano. Após isso, fez reversão de categoria e foi para a seleção de Santo Amaro de novo. Hoje tem uma escolinha de futebol, a Ebenezer, que surgiu através de uma contusão que teve no joelho e parou de jogar. “Comecei a treinar dois dos meus três filhos e aí foi juntando os meninos. Foi algo natural. Assim a escolinha surgiu, com as pessoas sabendo que joguei futebol profissional e levando seus meninos”.
A escolinha pega alunos a partir de sete anos e hoje são 80 alunos. Ele mantém o projeto com a ajuda de custo dos pais e alguns comerciantes que apoiam. “Eles olham com carinho para o trabalho”. Beg não recebe apoio de iniciativa pública. Ele tem ainda um atleta que começou com eles e hoje é profissional, é o Igor Jacaré. Começou jogando no Caucaia e agora está no São Paulo, indo para outro clube. “É o nosso primeiro atleta profissional da escolinha. Temos outros atletas em andamento”. O futebol traz para esses meninos a disciplina e em casa ajuda ensinando-os a respeitarem o pai e a mãe, que ele considera como o principal.
No dia 7 de setembro haverá um evento na escolinha, a 3ª edição do BAxVI, com jogadores mais antigos de bola. Será a partir da 7h da manhã, no Estádio Poliano Lima. “Nosso amigo Osmar, de São Francisco do Conde, que foi campeão brasileiro pelo Bahia e sempre nos dá esse apoio. Todo ano ele vem e participa desse evento. É um dia de rever os amigos”. Mais jogadores de todo o interior da Bahia também irão. A entrada é 1kg de alimento no estádio. “Fazemos esse trabalho e aproveitamos para fazer o social e ajudar pessoas”. Foi casa cheia nas edições passadas.
Fluminense Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
Torcida única Ba-Vi terá torcida única e operação especial com mais de 300 policiais
técnico de seleções Ancelotti é o técnico de seleções mais bem pago do mundo
Acidente de moto Promessa da ginástica brasileira morre em acidente de moto aos 20 anos
Seleção brasileira Sem Jean Lucas, Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos; veja lista
Natação Nadador feirense conquista medalhas na Copa Brasil de Natação 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado



