Sexta, 22 de Novembro de 2024 01:48
75 9 9702 9169
Bahia Eleições 2024

União dos Municípios da Bahia orienta gestores no final do mandato

Entidade elaborou cartilha que pode ser acessada pela internet com as regras para instruir os prefeitos e suas equipes

29/08/2024 09h49
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
União dos Municipios da Bahia - Foto: Ascom UPB | Divulgação
União dos Municipios da Bahia - Foto: Ascom UPB | Divulgação

A União dos Municípios da Bahia (UPB) está empenhada em colaborar com as gestões municipais neste período e elaborou uma cartilha informativa com as regras que orientam prefeitos e suas equipes na finalização do mandato, como a desincompatibilização dos cargos de servidores públicos, estatutários ou não. Foi lançada em julho e o conteúdo pode ser acessado no portal da entidade.

Para o presidente da UPB, Quinho Tigre, esse momento exige atenção dos gestores e suas equipes, em especial, aqueles que estão disputando a reeleição. Ele explicou que embora em todo o tempo os administradores devem se ater às leis vigentes, neste período é necessário um cuidado ainda maior para não cometer erros.

Prefeito de Belo Campo, na região de Vitória da Conquista, ele alertou: “A gente precisa agir em conformidade com a lei, porque esses dispositivos foram estabelecidos para promover eleições mais justas que dão condições de igualdade na disputa e preservam a nossa democracia” asseverou, lembrando que a UPB mantém uma equipe da Coordenação Jurídica a postos para auxiliar os gestores.

Outro trabalho elaborado pela entidade é a pesquisa ‘Eleições 2024 – Perfil dos candidatos ao cargo de prefeito e prefeita’. Foi divulgado na segunda quinzena de agosto, com estudos a partir dos dados do TSE. Neste contexto foram identificadas 35 prefeitas e 194 prefeitos em exercício disputando a reeleição, totalizando 229 registros.

Mulheres no poder

No estado, de todos os registros de candidaturas ao poder executivo municipal este ano 66% são homens e 34% mulheres. Na legislatura atual, o estado possui 54 mulheres governando municípios baianos entre os 417, sendo 37 no primeiro mandato e 17 reeleitas.

De acordo com a prefeita de Nova Redenção, Guilma Gottshall Soares, ainda se faz necessária uma maior consciência da mulher sobre o seu próprio poder. “Grande parte das famílias ainda educa as mulheres para serem apenas donas de casa. É preciso que elas acreditem mais em si e entendam a importância de participarem do processo político”.

Ela, que está terminando o segundo mandato, destacou que o meio político ainda é cruel com as mulheres em geral e muitas têm medo deste ambiente. “Esta violência que as mulheres sofrem, afasta muitas da possibilidade de atuação”.

Advogada por formação, a gestora salientou que o apoio para empoderamento delas deve ser trabalho contínuo. Tanto para a conquista do seu direito a uma profissão, quanto para o despertar da importância de militarem em defesa dos interesses da comunidade, seja na política partidária ou outras áreas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.