O Ministério da Saúde divulgou uma nota afirmando que pelo menos 7.286 casos de febre oropouche atingem 21 estados brasileiros. Até a última semana, eram 16 estados. No dia 25 de julho, a entidade confirmou as primeiras duas mortes pela doença no mundo, que ocorreram na Bahia.
A maior parte dos casos foi registrada no Amazonas (3.224), Rondônia (1.709) e Bahia (831), de acordo com a última atualização da base do ministério no último domingo (28). Em abril, o Metro1 divulgou a confirmação do primeiro caso da febre em Salvador.
A oropouche é uma arbovirose transmitida principalmente pela picada do mosquito infectado Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Essa cadeia de transmissão, chamada de ciclo urbano, preocupa autoridades estaduais e nacionais. Por isso, o ministério montou três grupos de pesquisa para acompanhar estudos científicos em andamento e entender melhor o mosquito transmissor.
Entre os sintomas da doença, muito parecidos com os da dengue, chikungunya e algumas formas de zika, estão: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea, diarreia e dor nas articulações.
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



