Terça, 01 de Julho de 2025 17:06
75 9 9702 9169
Saúde Febre Oropouche

Oropouche avança e atinge 21 estados no Brasil

Bahia é um dos estados com maior número de contaminação.

03/08/2024 09h13
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Bruna Lais Sena do Nascimento/Laboratório de Entomologia Médica/SEARB/IEC
Foto: Bruna Lais Sena do Nascimento/Laboratório de Entomologia Médica/SEARB/IEC

O Ministério da Saúde divulgou uma nota afirmando que pelo menos 7.286 casos de febre oropouche atingem 21 estados brasileiros. Até a última semana, eram 16 estados. No dia 25 de julho, a entidade confirmou as primeiras duas mortes pela doença no mundo, que ocorreram na Bahia.

A maior parte dos casos foi registrada no Amazonas (3.224), Rondônia (1.709) e Bahia (831), de acordo com a última atualização da base do ministério no último domingo (28). Em abril, o Metro1 divulgou a confirmação do primeiro caso da febre em Salvador.

A oropouche é uma arbovirose transmitida principalmente pela picada do mosquito infectado Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Essa cadeia de transmissão, chamada de ciclo urbano, preocupa autoridades estaduais e nacionais. Por isso, o ministério montou três grupos de pesquisa para acompanhar estudos científicos em andamento e entender melhor o mosquito transmissor.

Entre os sintomas da doença, muito parecidos com os da dengue, chikungunya e algumas formas de zika, estão: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea, diarreia e dor nas articulações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.