O deputado federal Leo Prates protocolou o projeto de lei que estabelece que as operadoras de planos de saúde deverão prestar cobertura integral às especialidades terapêuticas relacionadas ao tratamento de saúde mental, entre elas transtorno do espectro autista (TEA). Leo é integrante da Frente de Saúde Mental e presidente da Subcomissão Permanente de Planos Privados de Assistência à Saúde da Câmara dos Deputados.
Leo justifica o projeto às recentes decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que isentaram planos de saúde de cobrirem sessões de psicopedagogia para pessoas com TEA aplicadas em escolas e em casa. “É inaceitável que as operadoras priorizem lucros em detrimento da qualidade de vida e bem-estar das pessoas com autismo e suas famílias e a justiça colabore com isso”, declarou Prates.
Pelo entendimento jurídico, tanto especialidades terapêuticas previstas, como não previstas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devem estar cobertas pelos planos. Porém, ainda existem juízes indeferindo a cobertura prejudicando o tratamento com suspensões e interrupções.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



