A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue em parceria com o Hemoba. Durante todo o mês, serão realizadas atividades nas salas de espera das unidades de saúde, com o objetivo de estimular a doação e divulgar os locais de coleta.
A secretária de Saúde, Cristiane Campos, destacou a importância da iniciativa. "A campanha tem o objetivo de conscientizar a população a adotar o hábito de doar sangue. Este gesto de amor ao próximo é uma oportunidade de salvar vidas e garantir uma melhora na condição de saúde de pacientes hospitalizados".
O Hemoba está localizado na Avenida Presidente Dutra e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doações anteriormente.
No dia da doação, o voluntário deve cumprir algumas recomendações: não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento. Também é essencial ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Além disso, é necessária a apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
O mês de junho é conhecido por registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue públicos e privados. A campanha, que mobiliza a população anualmente em todo o país, utiliza um laço ou iluminação vermelha para simbolizar o apoio e incentivo à doação de sangue.
Em Feira de Santana, a campanha integra o Calendário Oficial do município, conforme estabelecido pela Lei nº 3.715.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



