Sábado, 27 de Dezembro de 2025 16:13
75 98160-8722
Bahia Europa

“Saímos daqui com um calendário de lições técnicas”, diz Jerônimo Rodrigues sobre missão na Europa

Jerônimo esteve nos dois primeiros dias da missão na Holanda, depois seguiu para Bruxelas, na Bélgica, e finalmente, na quinta-feira (16), chegou à Alemanha.

17/05/2024 09h11
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Eudes Benício/GOVBA
Foto: Eudes Benício/GOVBA

Em viagem institucional à Europa desde o último domingo (12), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já retorna à Bahia neste final de semana e, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (17), revelou que a equipe do governo estadual volta da Alemanha, último local visitado pelo grupo, com um calendário de lições técnicas para fortalecer os investimentos que o país tem na Bahia e alavancar novos caminhos. 

Jerônimo esteve nos dois primeiros dias da missão na Holanda, depois seguiu para Bruxelas, na Bélgica, e finalmente, na quinta-feira (16), chegou à Alemanha. Nesta sexta, ele esteve na Casa do Comércio e da Indústria Alemã, acompanhado de representantes da Sudene, do BNDES e dos outros oito estados nordestinos, e terá ainda duas reuniões antes de retornar à Bahia.

“[Estamos] apresentando o potencial que o Nordeste, que o Brasil e que a Bahia tem nesse relacionamento de negócios com a Alemanha, em especial as energias renovadas. Foi aqui nesta Casa que Lula esteve em dezembro do ano passado, dialogando com o governo e com empresários alemães, mas deixou a mensagem muito clara: que o Brasil quer fazer o intercâmbio de tecnologias e matérias-primas, quando for o caso, mas em especial [quer] é vender à Alemanha produtos de alto valor agregado, não é só a gente exportar água, vento ou biomassa. Então, reunião muito boa, produtiva, saindo daqui com o calendário de lição técnica para que nossas equipes possam fortalecer os investimentos que a Alemanha já tem no Brasil e na Bahia, além dos novos caminhos”, disse o governador à Metropole. 

 A geração de energias renováveis é um dos assuntos primordiais da viagem do governador. Na entrevista, o governador relembrou que essa é uma pauta de continuidade dos governos Jaques Wagner e Rui Costa, que fizeram atlas de energias renováveis durante suas gestões - atualizado posteriormente no governo de Jerônimo, ao incluir o mapa do hidrogênio verde. 

“Os empresários, o governo, quem quiser fazer investimento na Bahia conhece esse mapa, sabe do potencial. Está na mão novamente. [...] isso que está dizendo agora é a continuidade sem quebrar o circuito, atualizando, modernizando [...] o que nós estamos construindo é geração de emprego, de renda e que a gente não possa, via Europa, só vender matéria-prima, como foi na matriz passada, que a gente vendia o cacau pra comprar chocolate, vendia algodão pra comprar tecido, aqui não. Nós estamos e estaremos vendendo energia, mas acima de tudo, industrializando o país, o estado da Bahia garantindo um polo petroquímico com potencial de energia limpa”, afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.